Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 31 de janeiro de 2026

Política

PF abre processo administrativo contra Eduardo Bolsonaro por faltas não justificadas

Filho de Jair Bolsonaro mora nos EUA desde fevereiro de 2025. Eduardo perdeu o mandato de deputado em dezembro e PF determinou volta ao cargo de escrivão, o que não ocorreu.

PF abre processo administrativo contra Eduardo Bolsonaro por faltas não justificadas

(Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

A Corregedoria da Polícia Federal no Rio de Janeiro abriu um processo administrativo disciplinar sumário contra o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por faltas injustificadas ao serviço, o que pode configurar abandono do cargo de escrivão na corporação.

O novo processo administrativo contra Eduardo foi aberto na última terça-feira (27) e pode levar à demissão do servidor. Uma comissão analisará o caso do filho de Jair Bolsonaro.

Diferentemente de outro procedimento aberto contra o parlamentar, em setembro do ano passado, o processo sobre faltas injustificadas, por ser sumário, deve ser concluído mais rapidamente.

Conforme portaria da Corregedoria da PF no RJ, o processo administrativo vai apurar a responsabilidade de Eduardo por ter, supostamente, se ausentado ao serviço de forma intencional e sem justificativa por mais de 30 dias consecutivos após a perda do mandato de deputado em 18 de dezembro de 2025.

Com o fim do mandato na Câmara, a Polícia Federal determinou o retorno de Eduardo Bolsonaro ao cargo na corporação, do qual estava afastado para ser deputado federal. A volta ao cargo não aconteceu e essa situação pode configurar o abandono do cargo pelo servidor público.

Eduardo Bolsonaro está morando nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025. Ele deixou o Brasil alegando que está sendo perseguido pela justiça.

O filho de Bolsonaro é réu por coação no curso do processo em razão de sua atuação nos EUA contra autoridades brasileiras.

Eduardo está no Bahrein com Flávio

 
Eduardo Bolsonaro postou foto com o irmão Flávio no Bahrein nesta sexta-feira (30) — Foto: Reprodução/X

Eduardo Bolsonaro postou foto com o irmão Flávio no Bahrein nesta sexta-feira (30) — Foto: Reprodução/X

Nesta sexta-feira (30), Eduardo postou uma foto com o irmão, Flávio Bolsonaro, em uma visita ao Bahrein, país do Oriente Médio.

"Satisfação encontrar Sheik Salman bin Hamad Al Khalifa, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino do Bahrein, junto com senador Flávio Bolsonaro", afirmou o ex-deputado.
 

Filho mais velho de Jair Bolsonaro, Flávio se colocou como pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2026, com o apoio do ex-presidente. Se a candidatura se confirmar, o senador tende a enfrentar Luiz Inácio Lula da Silva, que deve ser o candidato do PT à reeleição.

*TV Globo e g1 — Brasília