(Imagem: Reprodução/Instagram Zagallo)
Políticos usaram seus perfis redes sociais neste sábado (6.jan.2024) para lamentar a morte do tetracampeão mundial de futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos. O ministro do Esporte, André Fufuca, disse que o Brasil se despede “de uma das maiores lendas do futebol brasileiro”.
No X (antigo Twitter), Fufuca escreveu: “Agradecemos por sua contribuição em mudar a história do nosso país e por ajudar a transformar o Brasil no país do futebol”.
Eis mais manifestações de políticos sobre a morte de Zagallo:
- ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), no X: “Homenagens ao Zagallo, brasileiro multicampeão, que brilhou no Botafogo e na seleção. Timaço do título mundial de 1958 está todo reunido no céu”.
- ministro Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) no X: “Zagallo, maior campeão com a Seleção Brasileira, vai ao encontro do Rei Pelé, de Ayrton Senna e dos demais ídolos do esporte brasileiro que marcaram época por aqui. ‘Descanse em paz’ tem 13 letras”.
- ministro Rui Costa (Casa Civil), no X: “Com tristeza, recebi a notícia do falecimento do único tetracampeão mundial de futebol, o nosso eterno Zagallo. O Velho Lobo deixou um legado que jamais será esquecido e seu nome gravado para sempre na história do futebol em todo o mundo. Força aos amigos, familiares e fãs”.
- presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no X: “Alagoas, o Brasil e o mundo do futebol amanheceram profundamente tristes. A morte de Zagallo, aos 92 anos, encerra a fase mais brilhante do futebol brasileiro”.
- senador e líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), no X: “’Zagallo eterno’ tem 13 letras. É impossível contar a história do futebol no Brasil sem falar do Velho Lobo. Gênio do esporte, ídolo de uma nação e tetracampeão do mundo, hoje ele foi bater uma bola no céu com o Rei Pelé. Descanse em paz, mestre. Obrigado por mudar a história do nosso país e ajudar a fazer do Brasil o país do futebol!”.
- deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), no X: “Recebi com tristeza a notícia do falecimento do Zagallo. O velho lobo foi um dos grandes responsáveis por muitas das conquistas do futebol brasileiro. Meus sentimentos aos familiares, amigos e apaixonados pelo esporte. Zagallo eterno!”.
- senador Magno Malta (PL-ES), no X: “Perdemos hoje uma lenda do futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo. A seleção brasileira não seria a maior do mundo se não fosse Zagallo. Quatro vezes campeão do mundo, duas como jogador, uma como técnico e outra como assistente técnico. O mundo dorme mais triste, mas também agradecido pela sua existência”.
- deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), no X: “O Brasil dormirá mais triste hoje. Perdemos uma lenda do futebol, o único tetracampeão do mundo na história das Copas. Ganhou duas copas do mundo como jogador (58 e 62), uma como técnico (70) e outra como coordenador técnico (94). Descanse em paz, Zagallo. Minha solidariedade aos amigos, familiares e a todos os brasileiros, que tinham nele um grande ídolo”.
- deputado federal Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), no X: “Morreu, aos 92 anos, o alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo. Um dos maiores nomes da história do futebol viu o apito final de sua vida ser dado hoje”.
- deputada federal Erika Kokay (PT-DF), no X: “Zagallo representou o Brasil com muita garra e, principalmente, com muito amor. Honrou como ninguém a amarelinha e foi o único tetracampeão mundial de futebol. Um abraço nos familiares, amigos e fãs”.