Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024

Política

Presidente da Frente Nacional pela Eletromobilidade, Rodrigo Cunha participa de debate em congresso sobre Veículos Elétricos

Presidente da Frente Nacional pela Eletromobilidade, Rodrigo Cunha participa de debate em congresso sobre Veículos Elétricos

(Imagem: Assessoria )

Presidente da Frente Parlamentar Nacional pela Eletromobilidade (FPEletromobilidade) do Congresso Nacional, colegiado que reúne mais de 30 parlamentares entre deputados federais e senadores, o senador Rodrigo Cunha (Podemos) será um dos debatedores do Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos Sul (C-Move sul), que acontece até sexta-feira (26) em Florianópolis (SC).

O evento, um dos principais da América Latina em sua área, vai discutir a eletromobilidade pelo ponto de vista de especialistas do setor reunindo representantes de governos, legislativos, universidades e empresas. A participação de Cunha acontece na sexta, às 11h.

“Os carros elétricos são uma realidade que veio para ficar. É preciso reduzir a dependência do país dos chamados combustíveis fósseis, como a gasolina por exemplo, gerando economia para os motoristas e despoluindo o meio ambiente. Este é chamado processo de descarbonização. Porém, quem compra um carro elétrico precisa ter garantias de peças para manutenção, assistência técnica, segurança e valorização do veículo. No C-Move Sul vamos debater questões como estas e, especialmente, vamos dialogar a respeito do PL do Programa Mover submetido ao Congresso pelo governo”, destacou Cunha.

Uma Medida Provisória (MP 1.205/2023) publicada no penúltimo dia de 2023 no Diário Oficial da União (DOU) instituiu o Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que objetiva apoiar a descarbonização dos veículos brasileiros, o desenvolvimento tecnológico e a competitividade global. A MP deu incentivos fiscais para empresas do ramo automotivo que investem em sustentabilidade e fez a previsão de novas obrigações à indústria automotiva para diminuir seu impacto ambiental.

Substituindo a MP, um Projeto de Lei (PL), prevê R$ 19,3 bilhões em incentivos fiscais para o setor automotivo até 2028. A proposta já está em tramitação no Congresso Nacional.

*Assessoria