Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal realizou uma audiência pública para debater incentivos à eletromobilidade – a produção de veículos como carros, ônibus, motocicletas e caminhões elétricos – no Brasil. A proposta de realização do debate nasceu a partir de requerimento apresentado pelo senador Rodrigo Cunha (PODE).
Ao propor a audiência, Cunha argumentou que os veículos elétricos trazem os benefícios de redução da emissão de gases do efeito estufa e de diminuição da dependência do país pelo petróleo. Para o senador, é preciso avançar na articulação de solução para intensificar o uso desse tipo de mobilidade nas cidades brasileiras.
“Ainda existem desafios que precisam ser enfrentados, como a falta de infraestrutura adequada para a recarga dos veículos e a necessidade de políticas públicas que incentivem a adoção dos veículos elétricos em nosso país”, afirmou Cunha. A audiência pública reuniu especialistas, representantes do setor automotivo, empresas de energia, organizações da sociedade civil e cidadãos interessados no assunto.
“Recentemente estivemos em missão oficial na China, país no qual a presença de carros e demais veículos elétricos já é uma realidade bastante popular e abrangente. E enquanto realizávamos a audiência no Senado, o governo da China anunciou um pacote de incentivos fiscais de US$ 72,3 bilhões de dólares para a adoção de veículos elétricos e outros transportes que usem combustíveis ecológicos”, disse Cunha.
“O Brasil precisa avançar neste quesito. A gasolina, o etanol e o diesel estão cada vez mais caros. Os motores a combustão poluem o meio ambiente. Se não avançarmos neste assunto, ficaremos para trás em termos de desenvolvimento da indústria automotiva, de aperfeiçoamento de nossos meios de transporte e de benefícios à nossa sociedade”, enfatizou o senador.
Atualmente, existem quatro tipos principais de veículos elétricos: o Veículo Elétrico Híbrido (HEV) – possui um motor a combustão, alimentado por gasolina, álcool ou diesel e um motor elétrico com bateria; o Veículo Elétrico Híbrido Plug In (PHEV) – assim como o híbrido, possui dois motores, porém pode ser carregado de maneira externa, com um carregador; o Veículo Elétrico à Bateria (BEV) – possui apenas o motor elétrico e bateria; e, por último, o Veículo Elétrico a Célula de Combustível (FCEV) – também é completamente elétrico, entretanto, é abastecido através de hidrogênio nas células de combustível.
*Assessoria