Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 21 de agosto de 2025

Política

Vereadores criticam Governo do Estado por não repassar recursos à Maternidade Nossa Senhora da Guia

Equipamento de saúde localizado em Maceió estava na iminência de fechar as portas, mas houve reação do Município para evitar prejuízos às famílias

Vereadores criticam Governo do Estado por não repassar recursos à Maternidade Nossa Senhora da Guia

(Imagem: Dicom/CMM)

O anúncio do prefeito de Maceió, JHC, em garantir apoio integral para reabertura da Maternidade Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço, suscitou debates sobre o tratamento dispensado pelo Governo do Estado ao não repassar recursos para manutenção do equipamento de saúde.

Além dessa abordagem na sessão desta quarta-feira (4), foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, Chico Filho, que declara de utilidade pública a maternidade.

“A Maternidade Nossa Senhora da Guia é fundamental para Maceió e para o Estado de Alagoas. É uma maternidade que nos últimos 15 ou 20 anos, teve registrado o nascimento de mais de 82 mil crianças. O equipamento estava prestes a fechar as suas portas porque o Governo do Estado não cumpria com a sua parte e não fazia os repasses financeiros. Ou seja, o Município cumpre com a sua obrigação, e o Estado, não”, contextualizou Chico Filho.

O presidente da Câmara fez questão de destacar o empenho da Prefeitura de Maceió que acordou com a Santa Casa de Misericórdia a reabertura da maternidade.

“Vi nas redes sociais do prefeito de Maceió, JHC, que foi determinado apoio integral para a reabertura da Maternidade Nossa Senhora da Guia, que vai voltar a funcionar a partir desta sexta-feira [6/6]. Com a reabertura, as mães alagoanas serão beneficiadas. As mães de Maceió, por sua vez, têm acesso ao Hospital da Cidade. É um trabalho muito sério feito pela Prefeitura de Maceió, Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa para que a maternidade não fosse fechada”, disse Chico Filho.

O vereador Kelmann Vieira aproveitou a discussão sobre a crise vivenciada na Maternidade Nossa Senhora da Guia para endossar as críticas e cobrar mais empenho político na garantia de recursos para a saúde municipal e estadual.

“Estamos presenciando deputados federais em suas redes sociais anunciando a chegada de emendas parlamentares para municípios, mas fecham os olhos para a capital Maceió, bem como para um equipamento tão importante como a Maternidade Nossa Senhora da Guia. Se não fosse a iniciativa do prefeito JHC, as mães de Maceió, as mães alagoanas, estariam prejudicadas”, ressaltou o parlamentar.

*Dicom/CMM

Close