Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Política

Vice da Braskem pede ao STF direito ao silêncio na CPI do Senado

Vice da Braskem pede ao STF direito ao silêncio na CPI do Senado

(Imagem: Reprodução)

Convocado a prestar depoimento na CPI que investiga o afundamento do solo em bairros de Maceió, causado pela exploração de sal-gema pela Braskem na cidade, um dos vice-presidentes da petroquímica acionou o STF para ter garantido o direito ao silêncio em sua oitiva aos senadores.

Marcelo de Oliveira Cerqueira, vice-presidente de manufatura Brasil e Operações Industriais Globais da Braskem, apresentou o pedido nessa quinta-feira (9/5). Ele foi convocado a comparecer à CPI no próximo dia 14 de maio, às 9h.

Os advogados do executivo, David Rechulski e Marco Aurélio de Carvalho, alegaram no habeas corpus ao Supremo que, enquanto executivo da companhia alvo da CPI, Cerqueira é um “coinvestigado” pelo colegiado, mas sua convocação foi aprovada na condição de testemunha.

Enquanto investigados têm direitos como os de não se autoincriminarem e de não responderem às perguntas, testemunhas devem assinar compromisso em falar a verdade e são obrigadas a responder a todos os questionamentos dos membros da CPI.

A defesa solicitou um salvo conduto ao STF que garanta ao executivo direitos ao silêncio e a não ser obrigado a assinar termo de compromisso de testemunha, além de poder ser acompanhado de um advogado durante a sessão e não sofrer “constrangimentos físicos ou morais”, ou seja, ameaças e ordens de prisão caso não responda às perguntas.

*Metrópoles