Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
A Secretaria Municipal de Maceió (SMS) tem promovido uma série de ações alusivas a campanha Dezembro Vermelho. As atividades são realizadas através da Coordenação de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), com o objetivo de ampliar o acesso à testagem e disseminar informações sobre a importância da prevenção.
Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS falou sobre o trabalho continuado de testagem nessa modalidade extramuros das Unidades de Saúde.
“No sábado (16) aconteceu uma ação de testagem na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Benedito Bentes. Essa iniciativa visa oferecer à comunidade um espaço acessível para a realização de testes rápidos, promovendo a detecção precoce de IST e contribuindo para o cuidado com a saúde. A campanha Dezembro Vermelho está contando com uma série de ações como essa”, ressaltou a técnica.
Na quarta-feira foi realizada uma palestra no Distrito de Saúde Indígena DSEI AL e SE, no bairro Tabuleiro. Essa iniciativa visa levar informações relevantes sobre prevenção, sintomas e tratamento de IST diretamente para a comunidade indígena, respeitando as especificidades culturais e promovendo uma abordagem integral à saúde.
Na quinta-feira (20), a Clínica Bem Estar, localizada no Shopping Miramar, no Barro Duro, recebeu mais uma atividade de ação de testagem. Essa estratégia busca alcançar diferentes públicos, tornando o processo de testagem ainda mais acessível, e reforçando a importância da realização periódica dos testes como parte integrante dos cuidados com a saúde sexual.
“A campanha Dezembro Vermelho representa um compromisso sólido com a promoção da saúde sexual e a prevenção das IST. As ações programadas visam não apenas diagnosticar precocemente possíveis casos, mas também informar e educar a comunidade sobre práticas saudáveis, reforçando a importância do autocuidado e do respeito à diversidade. A participação da população é fundamental para o sucesso dessas iniciativas, contribuindo para uma sociedade mais saudável e consciente”, finaliza Tereza Carvalho, técnica da Coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS.
Fotos: Ascom SMS
*Secom Maceió