Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
O Governo de Alagoas alcançou um marco histórico nesta sexta-feira (13) com a realização dos primeiros transplantes de rim feitos em uma unidade da rede estadual, após a habilitação do Hospital do Coração Alagoano, pelo Ministério da Saúde (MS), para esse procedimento de alta complexidade. Duas pessoas foram beneficiadas com órgãos captados de um único doador, e os procedimentos cirúrgicos foram realizados sem intercorrências.
O governador Paulo Dantas destacou a relevância desse avanço. “A realização dos primeiros transplantes de rim no Hospital do Coração Alagoano representa um passo crucial para a saúde pública em nosso Estado. Estou imensamente orgulhoso do esforço e da dedicação envolvidos nessa conquista. Este é um reflexo do compromisso do nosso governo em oferecer a mais alta qualidade de atendimento em procedimentos complexos. Vamos continuar investindo em recursos e em capacitação para garantir que cada alagoano tenha acesso ao melhor tratamento disponível”, afirmou o governador.
Os transplantes renais são procedimentos complexos, mas essenciais para pacientes com insuficiência renal crônica, cuja função dos rins já não permite a filtragem adequada do sangue. Esse tipo de transplante oferece uma nova chance de vida, reduz a dependência da diálise e melhora significativamente a qualidade de vida dos receptores. O secretário de Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, elogiou a equipe e a conquista da unidade hospitalar.
“A habilitação do Hospital do Coração Alagoano para realizar transplantes de órgãos é um avanço significativo para o SUS [Sistema Único de Saúde] no Estado. Agora, podemos atender de forma mais eficaz os pacientes que necessitam desse tipo de procedimento, reduzindo a lista de espera e proporcionando mais qualidade de vida. É especialmente gratificante que essa marca histórica tenha sido alcançada em setembro, um mês dedicado à conscientização sobre transplantes de órgãos. Esta oportunidade reforça a importância e o impacto deste momento, tanto para os pacientes quanto para a saúde pública”, destacou o gestor da saúde alagoana.
Beneficiados
Foram beneficiados com os transplantes de rim José Amorim Barbosa, de 43 anos, e Izaildo de Araújo, de 53 anos, este segundo que há 10 anos realiza diálise. As intervenções cirúrgicas foram conduzidas pela equipe médica composta por Luiz Eduardo Ximenes, urologista responsável; Nathalia Pacheco, nefrologista responsável; Agenor Barros e Patrícia Albuquerque, nefrologistas; Rogério César Correia Bernardo, urologista; e Wesley Araújo, cirurgião vascular.
“Esse momento representa uma nova esperança para nossa família. A gente vinha aguardando por muito tempo e, saber que meu marido agora tem essa chance de uma vida melhor, nos enche de gratidão. O trabalho e o cuidado de toda a equipe aqui no Hospital do Coração Alagoano foram excepcionais, e estamos confiantes de que tudo vai dar certo. Só temos a agradecer a todos por essa oportunidade", frisou Simone Araújo, esposa de Izaildo Araújo.
Já André Tertulino Barbosa, irmão de José Amorim, lembrou que eles fizeram uma parte do percurso de motocicleta para realizar o procedimento. “Não queríamos atrasar. Receber a ligação da disponibilidade do órgão para transplante foi como um milagre para nós. A espera foi angustiante, mas a equipe do Hospital do Coração nos deu todo o apoio e nos encheu de confiança. Agora, temos a alegria de vê-lo renascer e retomar a vida com saúde. Só temos a agradecer por essa oportunidade e pelo cuidado excepcional que recebemos", ressaltou.
O médico Luiz Eduardo Ximenes, um dos responsáveis pelos transplantes, destacou o sucesso dos procedimentos cirúrgicos. “As cirurgias foram realizadas com precisão e dentro do esperado. Este é o resultado de muito trabalho e dedicação de todos os profissionais envolvidos e representa um grande avanço para a medicina transplantadora no Estado", enalteceu.
O Hospital do Coração Alagoano é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização de transplantes de rim, coração e fígado. A certificação demonstra o quanto a unidade estadual é de alta complexidade especializada e comprova a excelência dos serviços prestados para a população.
O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, destacou a importância do momento. “Este é um dia memorável para a unidade hospitalar e para a saúde em Alagoas. Nossa equipe está preparada e engajada para oferecer o melhor atendimento possível, salvando vidas e trazendo esperança para muitas famílias”, comemorou.
*Ascom Sesau