Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, nesta sexta-feira (24), a segunda etapa do 7º Fórum Distrital de Promoção da Saúde, que ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, no bairro Trapiche da Barra.
A iniciativa visa a proposição de ideias por parte dos diversos segmentos presentes na atividade, a exemplo dos representantes da SMS, escolas, unidades de saúde, Ongs, associações de bairro e comunidades que integram o 2º Distrito Sanitário de Maceió, que abrange os bairros Ponta Grossa, Prado, Pontal da Barra, Trapiche da Barra e Vergel do Lago. A intenção é incorporar as propostas apresentadas à Política Municipal de Promoção da Saúde.
O evento foi iniciado com uma mostra, englobando ações que são desenvolvidas pela Promoção e Educação em Saúde, exposição dos trabalhos de artesãos da comunidade e estudos acadêmicos. Em seguida, o público assistiu a um vídeo das ações do 2ª Distrito Sanitário.
A Coordenação Técnica reforça que a formulação da Política Pública da Promoção da Saúde é crucial para melhorar o bem-estar geral da população, prevenindo doenças, reduzindo custos médicos, aumentando a qualidade de vida e a produtividade, promovendo a equidade, impulsionando o desenvolvimento sustentável, focando na prevenção e envolvendo ativamente a comunidade.
“Estão participando da mostra várias unidades de saúde, equipes do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, do Programa de Tabagismo e Nutrição. Membros do Conselho Gestor da Unidade de Referência de Saúde Roland Simon também contribuíram com sua experiência. Os membros da comunidade expuseram seus trabalhos artesanais dentro das frentes de trabalho da coordenação”, explicou a coordenadora-geral da Promoção e Educação em Saúde da SMS, Adriana Paffer.
O fórum foi organizado pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde e pelo Grupo Condutor de Promoção da Saúde da SMS.
Fóruns vão contemplar os oito distritos sanitários de Maceió. Foto: Ascom SMS
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió