Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
As duas unidades de urgência e emergência gerenciadas e mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atenderam, juntas, 315 pacientes no feriado do Dia do Trabalhador, ocorrido nesta quarta-feira (1º). Conforme o balanço divulgado nesta quinta-feira (2), o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, assistiu 169 pessoas, enquanto que o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, atendeu 146 pessoas.
No HEA, das 169 pessoas que foram atendidas na quarta-feira (1º), 35 foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo 23 por sinistros envolvendo motocicletas, cinco por quedas de bicicleta, duas vítimas de atropelamento, uma por capotamento de veículo e quatro por colisões. O HEA também recebeu uma vítima de agressão corporal, quatro que sofreram picadas de escorpião e outras quatro que foram mordidas por cachorro.
Ainda durante o plantão do Dia do Trabalhador, 21 pessoas com corpo estranho no olho, ou ouvido, ou garganta ou no nariz foram acolhidas pela maior unidade hospitalar do interior do Estado. Também foram assistidas 31 vítimas de queda da própria altura e mais oito por queda de altura. A unidade realizou, ainda, cinco procedimentos cirúrgicos.
Já no HGE, o movimento no feriado do Dia do Trabalho foi considerado normal e, das 146 pessoas que procuraram os serviços de Média e Alta Complexidade em Urgência e Emergência, mais de 76% apresentaram casos clínicos. O que chama a atenção, segundo o balanço, é a prevalência das doenças crônicas, como o Diabetes e a Hipertensão. Do total de atendimentos registrados no HGE, 109 foram prestados a pessoas que apresentaram casos clínicos.
A maior unidade hospitalar pública da capital alagoana também atendeu 28 vítimas de acidentes, sendo 17 casuais, nove de trânsito e dois de trabalho. O HGE assistiu, ainda, sete feridos por agressões, sendo três corporais, dois por arma branca e outros dois por arma de fogo. Ainda no plantão do feriado do Dia do Trabalho, foi atendida uma pessoa que se afogou e outra que atentou contra a própria vida.
Das vítimas de acidentes de trânsito assistidas, cinco estavam em motos, três em veículos que colidiram e uma que trafegava de bicicleta quando se feriu, segundo informou o coordenador médico do HGE, Ricardo Calado.
“Todos foram acolhidos pelas nossas equipes de plantonistas, que cumpriram com a nossa missão de assistir todos aqueles que precisam dos nossos serviços durante o feriado. Como foi o caso do jovem de 23 anos trazido pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], após afogamento na praia de Guaxuma. Ele está recebendo toda a assistência necessária na Área Vermelha Clínica, onde está aos cuidados da nossa equipe multidisciplinar”, afirmou.
O HGE também realizou 26 altas de pacientes internados, duas transferências, oito cirurgias e 13 novas internações. Entretanto, com a permanência de casos consequentes do descontrole da pressão arterial e da glicemia, o diretor médico recomenda aos alagoanos para que busquem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais, visando a realização de check-ups preventivos.
“Ainda nos deparamos com pessoas que desconheciam ter o Diabetes, que não sabiam que o desconforto era um sinal de Infarto Agudo do Miocárdio, casos onde a realização de exames preventivos regulares poderiam evitar agravamentos e o próprio susto da internação. Por isso, reforçamos a importância dos check-ups e a adoção de hábitos saudáveis como melhor alternativa para evitar o surgimento de doenças graves”, pontuou o médico.
*Agência Alagoas