Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Pipoca, algodão doce, presentes, brincadeiras, histórias e muitos sorrisos estiveram na comemoração do Dia das Crianças, celebrado de forma antecipada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O objetivo foi espantar a ociosidade e apresentar um universo lúdico e leve durante o período de internação. A ação foi organizada pelos servidores e teve a participação de pais e responsáveis durante toda a programação.
Logo de início, a decoração impressionou. Com a temática do filme Divertida Mente (Disney), uma mesa decorativa foi produzida cheia de mimos, os mesmos que mais tarde se converteram em lembranças materiais. O ponto alto esteve nas narrativas apresentadas por uma contadora de histórias, o que prendeu a atenção até dos pais e de alguns profissionais que se emocionaram com o momento.
“Foi tudo preparado com muito carinho. É uma tradição do HGE e uma estratégia eficaz na promoção do bem-estar para as crianças. A nossa intenção foi preparar uma tarde recheada de alegria, algodão doce, pipoca, diversão e muita brincadeira. Mostrar às crianças que elas podem e devem ser felizes, ainda que elas estejam, neste momento, sem poder sair do hospital”, explicou a supervisora de enfermagem da Pediatria, Cristiane Caetano.
Empolgação
A empolgação do filho de Ana Aparecida da Silva Santos, de 35 anos, era comovente. Após 10 dias de internamento, a tão esperada alta hospitalar chegou junto com a celebração infantil. Ela conta que a admissão dele ocorreu devido a uma forte dor de cabeça quando estavam em casa, na zona rural do município de Taquarana. E a chegada da família ao HGE foi marcada pela tensão de uma suspeita de tumor cerebral.
“Os exames indicavam que ele teria um líquido e um pequeno tumor no cérebro. Com isso, a médica solicitou a transferência para o HGE e eu vim ficar com ele, deixando o irmão gêmeo dele com o meu esposo. Nós fomos bem recebidos, nos acolheram, me acalmaram, fizeram todos os exames e, no final, ninguém mais encontrou esse líquido, tampouco o tumor. Estou muito grata a todos pela atenção que recebemos. Isso jamais será esquecido”, disse a taquaranense.
Mesmo com a autorização para o retorno ao lar, o filho de Ana pediu para ficar mais um pouco e curtir a festa que estavam preparando na pediatria. Então, a família decidiu por atender a vontade da criança e deixá-la se divertir com os colegas que conheceu durante o período de hospitalização. Para a mãe, a iniciativa é bem-vista por todos os pais e responsáveis pelos menores que são assistidos pelo HGE.
“É muito difícil esse período que estamos aqui no hospital, por mais que os enfermeiros e os médicos tentem aliviar um pouco a nossa preocupação. Então, ter uma programação assim, movimenta o setor, anima as crianças, os seus pais, oportuniza o diálogo, a troca de experiências e promove alegria para todos nós. Além disso, é mais uma prova do compromisso que esses profissionais têm com os seus pacientes”, afirmou Ana Aparecida.
Referência
O HGE é referência no atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade, e porta aberta para a pediatria. As crianças contam com profissionais qualificados, de diferentes especialidades, além de setores com áreas exclusivas nas observações, enfermarias, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras atividades também são desenvolvidas com constância no mesmo espaço, como oficinas, dinâmicas, palestras e rodas de conversa.
“É um compromisso do Governo Paulo Dantas assistir a população de forma equânime, integral e sem discriminação. Para isso, trabalhamos com coração pela agilidade, eficiência e qualidade dos serviços; prestando apoio social quando necessário e até realizando articulações que possam contribuir para o bem-estar dos alagoanos”, acrescentou Fernando Fortes Melro, diretor-geral do HGE.
*Ascom HGE