Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 08 de maio de 2024

Saúde

Hospital Regional do Alto Sertão realizou mais de 63 mil atendimentos em 2023

Hospital Regional do Alto Sertão realizou mais de 63 mil atendimentos em 2023

(Imagem: Ascom Sesau/AL)

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, registrou um crescimento de 20% no número de atendimentos em 2023, em comparação com o ano anterior. No total, foram atendidos 63.019 pacientes, sendo 51.775 no Pronto-Socorro, 6.232 no Centro de Referência e 5.012 na Maternidade. Os dados também mostram que foram realizados 300.720 exames laboratoriais, 7.146 consultas ambulatoriais, 1.721 partos e 3.879 cirurgias, além de mais 313 cirurgias feitas pelo Programa Zera Filas.

Maria Celeste Santos Bulhões, moradora de Delmiro Gouveia, é uma das pacientes que elogiaram o atendimento do HRAS. Ela conta que precisou da unidade duas vezes no ano passado, para fazer uma cirurgia e para acompanhar a neta, que precisou de uma cirurgia de apêndice. "Estou muito satisfeita com o atendimento que recebi do HRAS. Os médicos e colaboradores são muito atenciosos e prestativos. Eles cuidaram muito bem da minha neta", disse Maria Celeste.

O diretor-geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, destaca que o aumento no número de atendimentos reflete o compromisso do Governo de Alagoas com a saúde da população. "O HRAS é uma unidade de saúde de referência para a região do Alto Sertão. O aumento no número de atendimentos demonstra que estamos cumprindo nossa missão de oferecer um atendimento de qualidade à população", afirmou Carlos Augusto.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, também ressaltou a importância do HRAS para a população do Alto Sertão. "O HRAS é uma unidade de grande relevância social, por assegurar que os sertanejos tenham acesso a serviços de saúde onde vivem", disse Gustavo Pontes.

Perfil Assistencial e Estrutura

No HRAS são acolhidos pacientes dos municípios que integram a X Região de Saúde. Além de Delmiro Gouveia, onde está localizada, a unidade atende a população de Inhapi, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas. Sua capacidade operacional é de 153 leitos, sendo 123 para internação e 30 transitórios de observação. A unidade conta, também, com Centro Cirúrgico com quatro salas para cirurgias de grande, médio e pequeno porte, além de uma sala exclusiva para partos cirúrgicos.

*Agência Alagoas