Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Saúde

Hospital Regional do Norte atendeu mais de 163 mil pessoas em três anos de funcionamento

Hospital Regional do Norte atendeu mais de 163 mil pessoas em três anos de funcionamento

(Imagem: Carla Cleto / Ascom Sesau)

Em funcionamento há três anos, o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, contabilizou 163.882 atendimentos. A unidade, que funciona desde o dia 7 de julho de 2020, é mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e assegura assistência hospitalar regionalizada para os mais de 166 mil moradores de dez municípios da região norte do estado.

Desde que passou a funcionar, o HRN já realizou 72.672 exames de imagem e 407.184 exames laboratoriais. Quanto aos procedimentos cirúrgicos, a unidade hospitalar já fez 4.911, desde 19 de novembro de 2021, quando mudou o perfil assistencial, uma vez que, durante um ano e quatro meses, foram atendidos, exclusivamente, pacientes acometidos pela Covid-19.

Além de atender os moradores de Porto Calvo, onde está localizado, o HRN é referência para os moradores de São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi. O equipamento de saúde, que foi construído com recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 30,7 milhões, funciona em uma área de 11.320 m².

Estrutura 

A unidade de saúde conta com 123 leitos e dispõe de equipamentos de última geração, como Tomografia Computadorizada, Raios-x Móvel e Fixo 100% digital, além de Ultrassonografia com Doppler. Também integra a estrutura do equipamento de saúde, uma maternidade com 30 leitos, composta de salas de pré-parto, parto e pós-parto, além das Alas de Pediatria e Neonatologia, além de um Centro de Referência em Especialidades, que assegura consultas eletivas e exames de diagnóstico.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o HRN representou mais uma etapa do Projeto de Regionalização da Rede de Saúde do Estado, iniciado em 2015. “Além dos cinco hospitais inaugurados em Maceió e dos três abertos no interior do Estado, incluindo o HRN, estamos construindo mais três novos hospitais. O HRN deve ser exaltado, por se tratar de uma unidade que assegura assistência qualificada, ágil e humanizada aos moradores do norte de Alagoas”, salientou o gestor da saúde estadual.

Constatação

A enfermeira Laís Pereira, de 29 anos, é a prova da eficiência do atendimento prestado pelo HRN. Ela foi atendida na maternidade da unidade hospitalar e deu à luz a sua segunda filha, Esther Victoria. A criança nasceu de um parto cesariano em janeiro deste ano e a mãe recebeu alta médica 48 horas após o nascimento do bebê.

“Eu tive uma experiência maravilhosa na Maternidade do Hospital Regional do Norte. Não tenho palavras para descrever, desde a recepção até a saída, fui muito bem tratada. A equipe de multiprofissionais a todo o momento estava lá para dar assistência, não só a mim, mas a todas as pacientes que estavam internadas no período em que estive no HRN”, relatou a mamãe da pequena Esther.

*Redação com Assessoria