Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
O Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, realizou 1.370 partos no período de janeiro a novembro deste ano, sendo 892 normais, o que representa 65,1% do total. Esse percentual coloca a unidade no primeiro lugar do ranking entre as unidades que mais realizaram partos normais nos primeiros onze meses de 2023
O balanço foi divulgado durante o IX Encontro do Fórum Perinatal da Rede Cegonha de Alagoas, realizado no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Em segundo lugar, percentualmente, ficou o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, com 63,3% e o Hospital da Mulher (HM), em Maceió, com 55,6%.
Entre as beneficiadas está a fisioterapeuta Jordânia Tânia do Nascimento, que deu à luz no último dia 3 de dezembro, na maternidade do HRN. Servidora da unidade hospitalar, ela optou por ter o bebê na própria instituição onde trabalha, por comprovar diariamente a qualidade do serviço ofertado à população da região Norte do Estado. "Tudo ocorreu dentro do previsto e optei pelo parto normal por entender que é o melhor para mim e meu filho", salientou.
A supervisora de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente e Rede Cegonha de Alagoas, Caroline Leite, ressalta que o aumento do número de partos normais reflete diretamente na diminuição do número de mortes maternas e neonatais. “O parto normal representa o maior vínculo com o bebê, melhora as taxas de amamentação, recuperação da mãe no pós-parto, diminuindo a chance de complicações pós-parto, além do menor tempo de internação”, disse.
A Maternidade HRN conta com salas de pré-parto, parto e pós-parto, além de dispor de 30 leitos, Pediatria e Neonatologia. No equipamento de saúde são realizados partos normais e cesarianos, curetagem e emergências obstétricas. O HRN é referência para a região Norte do Estado e funciona como porta aberta para baixo risco. Além de Porto Calvo, a unidade beneficia a população das cidades próximas, como Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Luiz do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Jundiá, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca que a maternidade do HRN tem proporcionado atendimento de qualidade e humanizado às mulheres da região Norte e adjacências. “A valorização do nascimento é um dos maiores nortes da nossa unidade e temos um caminho muito grande pela frente. Hoje as mulheres do Norte podem ter seus filhos perto de suas casas, não precisam se preocupar em vim para Maceió com seus familiares e até ter gastos para poder ter seu o parto dos seus filhos realizado”.
*Agência Alagoas