Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, passou a funcionar em um espaço mais amplo e moderno, em uma estrutura física que abriga equipamentos de alta tecnologia. Com isso, os procedimentos laboratoriais passaram a ser realizados com mais eficiência, beneficiando aos usuários atendidos pela maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas. Só nos seis primeiros meses deste ano, o laboratório realizou 269.299 testes.
O laboratório funciona atualmente no segundo piso do edifício anexo ao HGE, onde anteriormente estava localizado o Núcleo Laboratorial do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A nova sala foi reformada, e foram substituídas as instalações elétricas, hidráulicas, de refrigeração, de revestimento e mobiliários.
“Neste espaço estão instalados microscópios e os aparelhos de hematologia, de coagulação e de bioquímica, além das máquinas de suporte, como os computadores e impressoras. Com isso, ganhamos qualidade no ambiente de trabalho e os pacientes terão mais agilidade nos resultados dos exames”, ressaltou o coordenador do laboratório, farmacêutico Paulo Fernando. Ele dedicou a nova estrutura à técnica de enfermagem Jocelina Santos, que atuava no setor, foi primeira técnica de laboratório de Alagoas e morreu recentemente.
Instalado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o laboratório do HGE tem capacidade de realizar mais de mil análises por dia. Para isso, o setor conta com um quadro técnico qualificado, formado por farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos.
"Além de contarmos com a maior equipe multiprofissional do Estado, o HGE também dispõe da maior estrutura física e de equipamentos de última geração. Para assegurar que ele continue sendo referência em assistência em Alta Complexidade, estamos atuando para modernizá-lo e assegurar melhores condições de trabalho para os servidores, o que resulta em melhores serviços aos usuários", destacou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
Agilidade
O gerente do HGE, Fernando Melro, relata que muitos pacientes se dizem surpresos com a agilidade dos resultados e com o fato do laboratório ser 100% do SUS [Sistema Único de Saúde]. Ele ressalta que o setor é também reconhecido entre as unidades de saúde por seu importante potencial tecnológico, que, por vezes, contribui com os serviços de outros hospitais do Governo de Alagoas.
“O HGE é o único hospital público em Alagoas com a tecnologia de automação de hemocultura de ponta na detecção precoce de casos de sepse. São muitos ganhos para os alagoanos, que podem contar com um laboratório tão bem equipado, estruturado e organizado como esse. Ele é grandioso como o nosso hospital, que é referência em média e alta complexidade e está 24 horas salvando vidas”, destacou Fernando Melro.
*Secom Maceió