Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Saúde

Odontólogos da I Região de Saúde são capacitados sobre atendimento a cardiopatas na Atenção Primária

Odontólogos da I Região de Saúde são capacitados sobre atendimento a cardiopatas na Atenção Primária

(Imagem: Marco Antônio / Ascom Sesau)

O Hospital do Coração Alagoano, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou, nesta sexta-feira (26), uma capacitação sobre atendimento odontológico de cardiopatas na Atenção Primária. O treinamento, destinado aos profissionais da I Região de Saúde, aconteceu no auditório da unidade hospitalar, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

A assistência odontológica nas unidades de saúde possibilita que o tratamento possa ser realizado pelo cirurgião-dentista, em qualquer lugar, independente da condição clínica que o paciente apresente. Durante o curso, os participantes foram orientados pelo coordenador do Serviço de Odontologia do Hospital do Coração Alagoano, Paulo César Santana, sobre ‘Risco de Endocardite Infecciosa no Atendimento Odontológico’ e a respeito do ‘Manejo do Paciente Anti Coagulado’.

 

A supervisora de saúde bucal da Sesau, odontóloga Maria de Lourdes Mota, pontuou a necessidade dos profissionais de odontologia estarem preparados e capacitados para o atendimento de pacientes cardiopatas. “Sentimos a necessidade de realizar um treinamento para os profissionais que atuam na ponta, no dia a dia, com pacientes que têm algum problema cardíaco, e que já fazem tratamento, ou mesmo aqueles que nem sabem se possuem algum problema cardíaco. A Atenção Básica é a porta de entrada para os atendimentos no SUS [Sistema Único de Saúde] e é fundamental que os profissionais estejam aptos a atender esses pacientes”, enfatizou.

Para o diretor da unidade hospitalar, Otoni Veríssimo, a troca de conhecimento dos profissionais que atuam no Hospital do Coração Alagoano com os da Atenção Básica é fundamental. Ele destaca que a ação é um dos pilares da unidade, incentivado pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, e pelo governador Paulo Dantas.

“Para nós é uma grande alegria receber profissionais odontólogos de toda rede da Atenção Básica da I Região de Saúde. O estímulo à geração do conhecimento, a transmissão dele e a troca de experiências é um dos fundamentos do hospital. Também temos como mediar a pesquisa e projetos de extensão, com foco na formação dos profissionais do Hospital do Coração Alagoano, possibilitando que eles possam transmitir seus saberes a todos os colegas da rede estadual de saúde, disseminando o conceito de excelência, modernidade e humanização”, enfatizou.

 

Importância

Participando da capacitação, a dentista Amanda Palmeira, da cidade de Pilar, ressaltou a importância do treinamento no atendimento dos pacientes no dia a dia. “É muito importante para mim esse treinamento e acho que para todos os dentistas aqui presentes. Somos porta de entrada para muitos pacientes e, com certeza, sempre tive dúvidas sobre o atendimento a pacientes cardiopatas. Entretanto, saio daqui com mais conhecimento técnico para prestar assistência a estes pacientes”, salientou.

*Agência Alagoas