Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 03 de maio de 2024

Saúde

Projeto Escola Segura capacita profissionais da Creche CRIA em Mar Vermelho

Projeto Escola Segura capacita profissionais da Creche CRIA em Mar Vermelho

(Imagem: Assessoria )

Os profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveram mais uma ação do Projeto Escola Segura, em parceira com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta terça-feira (6). Na oportunidade, professores e servidores da Creche Criança Alagoana (CRIA), em Mar Vermelho, foram contemplados com a iniciativa do Governo de Alagoas.  Durante a capacitação foram ministradas orientações sobre os primeiros socorros em casos de engasgo, parada cardíaca em pediatria, crises convulsivas, choque elétrico, entre outras situações, que exigem um socorro imediato até a chegada de especialistas.

Para a coordenadora-geral do CRIA e primeira-dama do Estado, Marina Dantas, o curso é de extrema importância, pois o conhecimento repassado pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para os profissionais da educação podem ajudar a salvar vidas, em caso de necessidade. “Não podemos garantir que os acidentes não ocorram, mas podemos viabilizar o compartilhamento de conhecimento para orientar como os profissionais da educação devem se comportar, caso haja necessidade”, afirmou.

Participam da capacitação professores e outros profissionais da creche

Na ocasião, os profissionais do NEP capacitaram 30% dos professores e funcionários da creche e cada participante recebe um certificado ao final do curso. Já a creche recebe uma placa de certificação. Professora há 15 anos, Vera Torres da Silva foi uma das participantes e classificou como muito positiva a experiência. “Enriqueceu a maneira de como lidar melhor com nossas crianças e desenvolver com mais cuidado a rotina da creche”, ressaltou. Segundo ela, a capacitação traz mais clareza sobre os métodos de primeiros socorros. Vera atua na socialização de crianças com idades entre 1 ano e 6 meses e 2 anos.

A iniciativa cumpre exigência da Lei Federal 13.722/2018, a chamada Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. O curso tem carga horária de 6h e leva orientações através de aulas teóricas e práticas para profissionais que atuam nas creches, assim como os alunos e seus familiares. A lei relembra o caso de Lucas Begalli, de 10 anos, que participava de um passeio na escola particular onde estudava no interior de São Paulo. Durante o lanche, ele se engasgou com um pedaço de salsicha e não teve ninguém que soubesse fazer a manobra do desengasgo. O garoto foi socorrido pelo Samu e levado para o hospital, mas veio a óbito dois dias depois.

Durante a ação, os professores e outros funcionários da Creche CRIA foram orientados a como agir em casos de primeiros socorros

Primeiros Socorros

Servidor de carreira do Samu, desde 2003, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, classificou como “fundamental” o trabalho realizado pelo Samu junto aos professores e servidores das Creches CRIA. “Muitas pessoas infelizmente evoluem para óbito ou ficam com sequelas por conta da falta de alguém que realize os primeiros socorros, até que os socorristas do Samu sejam acionados e cheguem ao local da ocorrência. Por isso, o Projeto Escola Segura é fundamental, uma vez que, no caso de uma das crianças sofrer um acidente, a equipe multidisciplinar já estará preparada para prestar os primeiros socorros”, salientou o gestor da Sesau, que já foi médico socorrista do Samu.

Creches CRIA

O Governo do Estado já entregou 23 Creches CRIA, das 200 unidades que serão entregues para contemplar todos os municípios alagoanos. Além de Mar Vermelho, o curso de primeiros socorros foi aplicado nas cidades de São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Viçosa, São José da Tapera, Monteirópolis, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro. Cada Creche CRIA recebe um kit de primeiros socorros com atadura, termômetro, tesoura, luvas, entre outros materiais básicos.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria