Aguarde. Carregando informações.
Saúde

Projeto Samu na Escolas conscientiza estudantes sobre riscos de trotes telefônicos

Projeto Samu na Escolas conscientiza estudantes sobre riscos de trotes telefônicos

(Imagem: Arnaldo Santtos / Ascom Sesau)

A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta sexta-feira (15), mais uma edição do Projeto Samu nas Escolas. O projeto foi realizado na escola Sol e Lua, situada no bairro Guaxuma, em Maceió. Cem alunos dos ensinos fundamental e médio foram conscientizados sobre os malefícios do trote, além de noções básicas sobre os primeiros socorros.

O Samu nas Escolas é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2014, em que participam acadêmicos de várias universidades. Além do Centro Universitário Cesmac, integram a ação a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Centro Universitário de Maceió (Unima) e o Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ).

Depois de receberem instruções sobre os primeiros socorros dos profissionais do Samu, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), os acadêmicos repassam as informações para os alunos durante todo o ano. Eles enfatizam os conhecimentos aos alunos das escolas contempladas, utilizando ações lúdicas, através de oficinas, ressaltando temas como queda, engasgo, choque elétrico e trotes.

Depois das aulas teóricas e práticas, os alunos fazem uma visita a uma ambulância e interagem com os acadêmicos fazendo diversas perguntas. No primeiro semestre deste ano, o Projeto Samu nas Escolas conscientizou mais de 900 alunos das redes pública e privada de Maceió dos ensinos fundamental e médio.  Segundo o coordenador do NEP do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, o Samu nas Escolas é um dos melhores projetos educativos que há em Alagoas. "Através dele as crianças e adolescentes multiplicam as informações recebidas sobre os primeiros socorros, e isso é fundamental para conscientizá-los sobre a importância da vida e, mais ainda, contribuir com o Samu para salvar ainda mais vidas", destacou.

Martim Rodrigues do Nascimento Neto, de 7 anos, aluno do primeiro ano da escola Sol e Lua, afirmou que gostou muito das aulas, e que aprendeu muito sobre engasgo. "Se um colega se engasgar eu sei como fazer para desengasgar", disse o estudante.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Projeto Samu nas Escolas é extremamente relevante. “Sua importância consiste em alertar contra os trotes, explicar a sua finalidade, além de ensinar noções de primeiros socorros para os nossos pequenos”, enfatizou.

*Agência Alagoas