Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Saúde

Reunião apresenta principais ações do Posto de Coleta de Leite Humano em 2023, em Maceió

Reunião apresenta principais ações do Posto de Coleta de Leite Humano em 2023, em Maceió

(Imagem: Ascom SMS)

O Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta quinta-feira (21), uma reunião para a análise da retrospectiva relacionada às principais atividades desenvolvidas durante o ano de 2023 pelo Posto de Coleta de Leite Humano da Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, localizada no Benedito Bentes.

Entre as principais ações realizadas e apresentadas durante a reunião estão o Grupo de Aleitamento, que contou com 38 encontros neste ano, promovendo um espaço de acolhimento em uma roda de conversa para mães no puerpério, a fim de incentivá-las ao aleitamento materno e apontar seus benefícios para a saúde; atendimento de pré-natal, no qual foram realizadas 211 consultas de setembro de 2022 a novembro de 2023; cadastro de doadoras; atendimento domiciliar, com 185 visitas dos profissionais em 2023 às usuárias e mães que recebem atendimento pela unidade.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Criança, Marglene Oliveira, o comprometimento de todos os profissionais de saúde fez toda a diferença para que as ações do Posto de Coleta obtivessem êxito em 2023.

“É com muita satisfação que estamos realizando esse momento para apresentar as ações que foram feitas durante o ano de 2023. Desde a sua inauguração, o Posto de Coleta de Leite Humano tem recebido diversas doadoras que estão contribuindo para levar esse alimento tão rico e precioso para bebês, em suas primeiras etapas da vida. Observamos que a união de todos os profissionais foi de extrema importância, pois todos vestiram a camisa desse equipamento para que este tivesse bons resultados e hoje, apresentá-los neste encontro”, afirmou.

Coordenadora do Programa Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira. Foto: Ascom SMS
Coordenadora do Programa Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira. Foto: Ascom SMS

A diretora de Atenção à Saúde do Município, Alayde Ricardo, também reforçou os avanços da Secretaria Municipal de Saúde, sendo o Posto de Coleta de Leite Humano Ordenhado da URS Hamilton Falcão uma das grandes conquistas para Maceió.

“Esse posto de coleta foi sonhado, concebido e, hoje, está como um bebê, ainda engatinhando, mas dando vários frutos. Hoje, nós já temos outro sonho, que é um novo posto de coleta na USF José Araújo, no Jacintinho, e que logo será uma realidade também. Enquanto Saúde, nós crescemos muito. Hoje nós temos uma infinidade de serviços que são oferecidos aos nossos usuários, e isso acontece graças às parcerias que são feitas sempre em busca da assistência à população”, destacou.

Diretora de Atenção à Saúde do Município, Alayde Ricardo. Foto: Ascom SMS
Diretora de Atenção à Saúde do Município, Alayde Ricardo. Foto: Ascom SMS

“Desde que o posto de coleta foi inaugurado, em agosto de 2022, estamos fazendo um trabalho de busca ativa de doadoras e cadastrando essas doadoras. E também a partir da inauguração, quando realizamos o cadastro na Rede Brasileira de Leite Humano, começamos a intensificar ainda mais esse trabalho e levando esse leite doado até o HU, onde é feita a pasteurização e distribuição do leite. O posto de coleta da Hamilton Falcão deu tão certo que em breve vai ser inaugurado o próximo, que será no Jacintinho”, explicou a enfermeira técnica e  coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano, Valdênia Nogueira.

A reunião também contou com a presença da Coordenação de Atenção Primária da SMS, da diretoria da URS Hamilton Falcão e representantes da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania e do Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes.

Sobre o posto

O posto de coleta da URS Hamilton Falcão é uma unidade conveniada ao Banco de Leite do Hospital Universitário, na Cidade Universitária, que foi inaugurada em agosto de 2022 para incentivar o aleitamento materno e colaborar para que mais crianças tenham acesso ao alimento padrão ouro.

Todo leite coletado na localidade é direcionado ao Banco do HU, onde é pasteurizado, armazenado e distribuído para onde houver necessidade.

*Secom Maceió