Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Os profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participaram, na noite dessa segunda-feira (14), da programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções, em Jaraguá.
A SMS fez parte do Seminário do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), que teve o objetivo de discutir estratégias de aperfeiçoamento da gestão e da assistência da Saúde em Maceió. O encontro foi promovido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac e secretaria de Saúde de Arapiraca.
Tereza Carvalho, técnica da SMS e coordenadora do PET-Saúde pela SMS, destaca que o encontro foi uma oportunidade de socializar, entre profissionais e estudantes, as práticas exitosas desenvolvidas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), visando melhor a assistência em saúde, os processos de trabalho e a integração dos serviços com a comunidade.
“Ao compartilhar essas experiências e iniciativas, firmamos compromissos com a universidade e também com os serviços de saúde para que esses profissionais possam dar continuidade a esse processo, que contribui tanto para a formação dos futuros profissionais quanto para a melhoria dos serviços prestados com intervenções aplicadas junto aos usuários, por meio do mergulho nas dinâmicas desses locais”, explica.
PET-Saúde
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial Nº 421, de 3 de março de 2010, inspirado no Programa de Educação Tutorial - PET, do Ministério da Educação.
Como uma das ações intersetoriais direcionadas ao fortalecimento da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, de acordo com os princípios e necessidades do SUS, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde, em implementação no País desde 2005.
Nessa perspectiva, a SMS trabalha, em parceria com alunos e professores da Ufal e do Cesmac, para contribuir com a qualificação da atenção em saúde e para preparar os futuros profissionais de saúde com competências compatíveis às necessidades do sistema de saúde pública.
Seminário aborda práticas exitosas voltadas para usuários do SUS assistidos pela SMS. Fotos: Cortesia
*Secom Maceió