Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Saúde

Saúde participa de seminário na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Saúde participa de seminário na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

(Imagem: Cortesia)

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participaram, na noite dessa segunda-feira (14), da programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções, em Jaraguá.

A SMS fez parte do Seminário do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), que teve o objetivo de discutir estratégias de aperfeiçoamento da gestão e da assistência da Saúde em Maceió. O encontro foi promovido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac e secretaria de Saúde de Arapiraca.

Tereza Carvalho, técnica da SMS e coordenadora do PET-Saúde pela SMS, destaca que o encontro foi uma oportunidade de socializar, entre profissionais e estudantes, as práticas exitosas desenvolvidas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), visando melhor a assistência em saúde, os processos de trabalho e a integração dos serviços com a comunidade.

“Ao compartilhar essas experiências e iniciativas, firmamos compromissos com a universidade e também com os serviços de saúde para que esses profissionais possam dar continuidade a esse processo, que contribui tanto para a formação dos futuros profissionais quanto para a melhoria dos serviços prestados com intervenções aplicadas junto aos usuários, por meio do mergulho nas dinâmicas desses locais”, explica.

PET-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial Nº 421, de 3 de março de 2010, inspirado no Programa de Educação Tutorial - PET, do Ministério da Educação.

Como uma das ações intersetoriais direcionadas ao fortalecimento da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, de acordo com os princípios e necessidades do SUS, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde, em implementação no País desde 2005.

Nessa perspectiva, a SMS trabalha, em parceria com alunos e professores da Ufal e do Cesmac, para contribuir com a qualificação da atenção em saúde e para preparar os futuros profissionais de saúde com competências compatíveis às necessidades do sistema de saúde pública.

*Secom Maceió