Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Equipes multidisciplinares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram, nesta segunda-feira (20), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Celeide Gomes Cordeiro da Silva, onde funciona o Gigantinhos. A unidade está localizada na Ponta da Terra e na ocasião foram disponibilizados serviços de vacinação, saúde bucal, avaliação socioeconômica, nutricional e de fisioterapia.
O intuito da ação, que seguirá até às 16h, foi proporcionar um dia de cuidados às crianças da creche. Através do relatório de atendimentos, será produzido um parecer para melhorias e orientações de modo a qualificar a equipe que cuida do público infantil. No local, estão matriculadas 120 crianças.
A Coordenação Técnica de Imunização de Maceió participou da ação com o objetivo de averiguar se as crianças estavam aptas a serem imunizadas. A atualização vacinal foi realizada de acordo com a necessidade do público infantil, com as vacinas do calendário de rotina.
Os profissionais da Saúde Bucal contribuíram com dinâmicas nas salas e promoveram escovação coletiva, a fim de promover a saúde da boca, proporcionando bem-estar com o ato de escovar os dentes de forma adequada.
A equipe multidisciplinar do programa Saúde da Gente também compareceu na unidade Gigantinhos da Ponta da Terra. Entre os profissionais, estavam assistente social, enfermeira, nutricionista e fisioterapeuta.
Com o intuito de detectar os efeitos das condições socioeconômicas na alimentação e nutrição das crianças, foi feita avaliação de tamanho e peso nos pequenos.
Além disso, foi aplicada a técnica de pediculose, a fim de averiguar e criar estratégias para evitar a disseminação de piolhos entre os pequenos. Foram observados ainda os movimentos do público infantil, a fim de analisar a mobilidade.
As visitas das equipes de saúde ocorrerão em todas as unidades Gigantinhos, a fim de prestar serviços, prevenir e promover a saúde e a educação para os pequenos.
Através do levantamento, serão planejados novos atendimentos nesses locais, a serem definidos a partir das necessidades das crianças.
A mãe da estudante Lunna de 5 anos, Luana Lopes, destacou que a iniciativa favoreceu a todos em vários aspectos, tanto na segurança das crianças quanto no conforto e na educação. “Essa iniciativa é benéfica para nós que somos mães e precisamos trabalhar. É uma grande ajuda e são essenciais, mostrando o cuidado e a orientação para nossas crianças. Essa atualização deixa a saúde de nossos filhos em dia e sabemos que estão sendo bem cuidadas”, ressaltou a jovem de 23 anos.
Foram disponiblizados também serviços de saúde bucal. Foto: Victor Vercant/ Secom Maceió
*Secom Maceió