Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Saúde

Secretaria de Saúde de Maceió realiza ação de prevenção às ISTs no Village Campestre

Secretaria de Saúde de Maceió realiza ação de prevenção às ISTs no Village Campestre

(Imagem: Victor Vercant/ Arquivo Secom Maceió)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da equipe técnica do Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, realizou nesta segunda-feira (17), uma ação de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis numa clínica de reabilitação para pessoas que fazem tratamento contra a dependência química, situada no Conjunto Village Campestre, na Cidade Universitária.

Durante a ação, os participantes tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. O serviço visa a detecção precoce e o tratamento adequado dessas infecções, promovendo a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacou a relevância da iniciativa. “Essa atividade é fundamental para orientar as pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e/ou outras drogas. Nosso objetivo é educar sobre a prevenção das IST, HIV/Aids e Hepatites, promovendo o diálogo sobre prevenção combinada e facilitando o acesso a insumos de prevenção como testes rápidos e preservativos”, afirmou.

A ação realizada pela SMS, além de oferecer testes rápidos, proporcionou um espaço de aprendizado e conscientização. Na ocasião, foram repassadas orientações detalhadas sobre as formas de transmissão e prevenção das ISTs, incluindo o uso correto de preservativos e a importância do diagnóstico precoce.

Para Teresa Carvalho, a SMS reforça seu compromisso com a saúde pública e a prevenção de doenças. Para a profissional, a parceria com a Clínica de Reabilitação Maceió é um exemplo de como a colaboração entre diferentes setores pode gerar resultados positivos na promoção da saúde.

A técnica ainda ressaltou que as ações são contínuas, garantindo que mais pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos serviços e informações que são essenciais à saúde.

*Secom Maceió