Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Como parte das ações que destacam a campanha Janeiro Branco, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) proporcionou palestra nesta sexta-feira (12) sobre a importância dos cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho.
Tema abordado pela psicóloga Simone Freire, na Central de Alternativas Penais (Ceapa), reforça a necessidade de ficar atento aos sinais para prevenir doenças decorrentes do estresse, como ansiedade e a depressão.
“A saúde mental a gente trata de janeiro a janeiro. No ambiente de trabalho, um ponto importante de salientar, uma vez que a gente passa muito mais tempo nesse ambiente do que na própria casa. Aproximadamente 12 milhões de brasileiros são afetados pela depressão e 9,3% da população são afetados por transtornos da ansiedade”, disse a psicóloga, servidora do Sistema Único de Saúde (SUS) há 21 anos.
Simone Freire acrescentou que o INSS aponta número crescente de profissionais que entram com recurso e se afastam do ambiente laboral por causa dos transtornos. “Por isso é muito importante trabalhar efetivamente esse tema. A gente pontua, faz isso em janeiro cumprindo o cronograma da campanha do Ministério da Saúde, mas é algo que tem que ser feito o tempo todo”, reforça a psicóloga.
Publicação da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) destaca a estimativa de que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, o que custa à economia global quase um trilhão de dólares.
O quadro preocupante levou entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a pedirem ações concretas.
O Núcleo de Atendimento ao Servidor Penitenciário (Nasp) da Seris – localizado no prédio do setor da Saúde, no complexo prisional – oferta atendimento psicossocial aos trabalhadores.
*Secom Maceió