Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Saúde

Sesau alerta municípios para fim do prazo do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde

Sesau alerta municípios para fim do prazo do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde

(Imagem: Agência Alagoas e Marco Antônio / Ascom Sesau)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) alerta os gestores das Secretarias Municipais de Saúde (MS) sobre o fim do prazo para o envio das informações do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Conforme o Ministério da Saúde, o envio das informações deve ocorrer até o próximo dia 31 deste mês.

O Censo Nacional das UBSs é uma iniciativa do MS e busca computar informações sobre a real situação dessas unidades em todo país. "São levantados dados sobre estrutura, equipamentos, profissionais e atendimentos realizados pelas unidades", detalhou a apoiadora estadual Nívea Macena.

Ainda de acordo com ela, os dados apresentados pelos municípios servirão para traçar um retrato fiel das UBSs. "Eles servirão de base para a construção de políticas públicas voltadas para o aprimoramento da Atenção Primária em Saúde, que é a porta de entrada do SUS [Sistema Único de Saúde]", explicou a apoiadora.

Dados

Segundo informações da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, em Alagoas 57,7% dos municípios ainda não iniciaram a coleta de dados, 12,4% encontram-se em andamento e 29,9% já concluíram o levantamento e remeteram as informações ao MS.

Um exemplo de celeridade na coleta das informações vem da cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, que já conseguiu levantar os dados referentes à 70% das 39 UBSs que funcionam no município. "São informações essenciais que subsidiarão a construção de ações e políticas cada vez mais resolutivas e amparadas na situação real da população", reforçou a superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena.

Ela ressaltou, ainda, que todos os 102 municípios alagoanos aderiram ao censo e contam com o apoio da Sesau para esclarecer dúvidas referentes ao levantamento dos dados. "A gestão estadual de saúde está caminhando de braços dados com as gestões municipais para que as informações sejam levantadas no prazo", destacou Karine Omena.

*Agência Alagoas