Aguarde. Carregando informações.
Saúde

Sesau conclui Ciclo de Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade

Sesau conclui Ciclo de Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade

(Imagem: Carla Cleto / Ascom Sesau/AL)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) concluiu, nesta terça-feira (12), o Ciclo de Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade. A ação percorreu as cidades de Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo e Delmiro Gouveia e foi destinada aos coordenadores municipais de Imunização, Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos.

Durante o evento, os participantes foram orientados sobre estratégias de microplanejamento para o resgate das altas coberturas vacinais no Estado, com estratégias de vacinação de rotina e, consequentemente, a erradicação, eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis. As oficinas foram executadas por técnicos da Superintendência de Vigilância e Controle de Doenças (SVCD), Gerência de Atenção Primária (GAP) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

A assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, explicou que as oficinas tiveram o propósito de organizar as ações de vacinação e o processo de trabalho das equipes de saúde, considerando as necessidades de cada município. “Esse momento foi importante porque, junto aos municípios, identificamos quais as melhores estratégias para que a vacinação possa ser mais efetiva e alcance altos índices de cobertura, evitando surtos, epidemias e pandemias”, destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as oficinas representaram uma estratégia da Sesau para atuar junto aos municípios, visando vacinar o maior número possível de alagoanos durante a Campanha de Multivacinação que irá ocorrer em breve em Alagoas.

 "Os números do PNI apontam que nos últimos anos a cobertura vacinal reduziu em todo o Brasil e em Alagoas também, fruto de gestões negacionistas, de campanhas antivacinas e de fake-news. Mas estamos atuando com os gestores municipais e o Ministério da Saúde para mudar esta realidade", pontuou o gestor da saúde estadual.

*Agência Alagoas