Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (30), uma capacitação voltada para coordenadores de Vigilância Epidemiológica, de Endemias e de Atenção Primária da Primeira da I Macrorregião de Saúde, visando disseminar orientações sobre a contenção de arboviroses em Alagoas. O evento ocorreu no Centro Universitário de Maceió (Cesmac), localizado no bairro Farol, em Maceió.
A gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, enfermeira Waldineia Silva, destacou que o objetivo do encontro foi de integração da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde, visando realizar, de forma eficaz, o controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para isso, foi apresentada a situação das arboviroses dentro do território alagoano, visando organização e executar medidas efetivas que venham a garantir ações adequadas para o combate ao mosquito.
“Hoje trabalhamos com os municípios da I Macrorregião de Saúde, trazendo os coordenadores da Atenção Primária, da Vigilância em Saúde e de Endemias. Nosso propósito foi realizar essa integração para fortalecer as ações de combate às arboviroses dentro de cada município”, disse Waldineia Silva.
Arboviroses
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais. As arboviroses mais conhecidas são a dengue, zika e chikungunya.
*Agência Alagoas