Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, na última terça-feira (22), uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em borracharias no Centro e Levada, bairros que ficam na parte baixa da capital.
A iniciativa foi executada pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, em parceria com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), tendo o objetivo de vistoriar os estabelecimentos que podem ser possíveis criadouros de mosquitos.
A gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, falou sobre a importância do trabalho. “A ação é importante para realizar o controle de pneus nessas localidades, onde existe o descarte inadequado, então os proprietários e responsáveis pelas borracharias necessitam se adequar para evitar ter ofertas de criadouros do mosquitos. Trata-se de uma ação contínua, quando passamos por períodos de muita chuva e isso possibilita acúmulo de água nesses pneus que se tornam criadouro ideal para a fêmea do mosquito Aedes aegypti”, explicou.
Conforme registrado no Boletim Epidemiológico de Arboviroses, no período relativo à 1ª à 32ª semana, foram confirmados 733 casos de dengue, 218 casos de chikungunya e três casos de zika vírus, o Aedes aegypti é o mosquito transmissor dessas doenças.
O mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, onde as larvas podem se desenvolver. Os pneus usados e outros objetos que acumulam água são locais ideais para a reprodução, pois oferecem um ambiente propício para o desenvolvimento das larvas até a fase adulta.
“Na ação de hoje visitamos 10 borracharias e sete foram autuadas. Os proprietários receberam orientações e têm um prazo para fazerem sua defesa e também se adequarem quanto aos pontos apresentados pela equipe”, informou o coordenador de operação de campo do programa de Controle do Aedes da SMS, Daniel Tomás.
É importante que pneus usados e outros objetos que possam acumular água sejam armazenados corretamente ou descartados de maneira que não permita o acúmulo de água.
A eliminação de possíveis criadouros é uma das estratégias que o Município tem desenvolvido para seguir atuando no controle da proliferação do Aedes aegypti e na prevenção das doenças por ele transmitidas.
Trabalho da SMS foi realizado no Centro e Levada. Fotos: Ascom SMS
*Secom Maceió