Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, tem desenvolvido uma série de ações para arrecadar leite humano e valorizar a amamentação, alimento considerado de padrão ouro para recém-nascidos prematuros e com risco à saúde.
As campanhas de conscientização em diferentes espaços destacam os benefícios do alimento e mobilizam mulheres a doarem leite humano, que são coletados nas Unidades de Referência Hamilton Falcão, no Benedito Bentes e USF José Araújo, no Jacintinho, e são distribuídos para a maternidade neonatal do Hospital Universitário (HU) Professor Alberto Antunes, na Cidade Universitária. Além disso, há ações para arrecadar potes de vidros para o armazenamento do leite humano.
Um desses locais de mobilização é o colégio Santana Lima, localizado no Graciliano Ramos, que realiza uma gincana anual, e na oportunidade arrecada potes apropriados para armazenar o leite materno doado.
A coordenadora da campanha no colégio, Rose Santana, destacou a importância da conscientização e da parceria entre saúde e educação para auxiliar em iniciativas como estas.
“Há dois anos busquei apoio para a mostra em saúde da gincana anual da escola e achei muito enriquecedor realizar a campanha de aleitamento materno no colégio. O intuito é desenvolver responsabilidade em saúde com os alunos, o que soma para a formação do cidadão. É gratificante ver o envolvimento dos estudantes, ver eles colaborarem para sociedade no geral. Arrecadarmos na última gincana 63 potes”, enfatizou.
Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, destacou que ações como estas contribuem para um mundo melhor. “Falar sobre aleitamento materno é essencial, e através dessas campanhas podemos salvar vidas de bebês e fortalecer a educação e a saúde de modo a disseminar conscientização, seja por doação de potes, ou até mesmo mobilização para doação de leite”, destaca.
A aluna Bruna Oliveira do ensino médio demonstrou entusiasmo na causa da amamentação. “Eu conhecia a campanha de aleitamento materno. Com a proposta de arrecadarmos potes para armazenar leite materno, buscamos nos aprofundar no tema, além de descobrir a adequação dos potes para a coleta de leite. Hoje penso em ingressar academicamente na área da saúde ou da assistência para continuar engajada nessa função social”, destaca.
Como doar potes?
Para doar potes de vidros, para o armazenamento adequado do leite materno, a população pode ir até à Sede da SMS no Centro, na Rua Dias Cabral, 569, ou nos postos de coleta da URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e USF José Araújo (Jacintinho) e procurar o responsável para recebimento.
Deste a implantação dos postos de coleta, foram arrecadados, tanto na unidade quanto de forma domiciliar, 194 litros e 194 ml de leite. Essa mobilização tem saído dos muros nas Unidades e despertado o interesse da comunidade, como é o caso do colégio Santana Lima, que promove a saúde.
Atualmente existem dois postos de coleta, o Hamilton Falcão e o José Araújo. Fotos: Ascom SMS
*Secom Maceió