Quinta-Feira, 21 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 21 de novembro de 2024
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) levou, nesta segunda-feira (5), ações socioeducativas durante as atividades da campanha "Somos Meio Ambiente". A iniciativa ocorreu na praça central de Fernão Velho e abordou temas como a valorização da natureza, sustentabilidade, ecologia e vida saudável.
A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Andrea Eufrazio, ressaltou o trabalho desenvolvido na ação. "Criamos um jogo de memória que aborda reciclagem, renovação, ciclo da água, temáticas voltadas para o meio ambiente. Trabalhamos, principalmente com as crianças, porque elas têm mentes abertas para as novidades e conseguem passar para os pais aquilo que precisamos”, explicou.
As atividades da SMS também orientaram a população sobre o descarte irregular do lixo, visando que o material descartado, não cause acidente de trabalho para quem está fazendo a coleta no dia a dia, conforme pontuou a coordenadora-geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Sthefane Melo.
"Estamos orientando como descartar vidros, agulhas, seringas, enfim, tudo o que a população normalmente, no dia a dia, não sabe onde descartar. Estamos dando toda essa orientação desde à criança ao adulto, para que essa informação venha se propagar e a gente tenha o descarte legal do lixo e não venha ocasionar os acidentes de trabalho”, enfatizou a coordenadora.
O estudante Lucas Melo destacou o que achou das atividades. “Gostei muito, é bom demais aprender coisas novas, foi muito legal, teve palestra, jogos, me diverti e aprendi", contou.
Estiveram presentes na ação servidores da Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária, gerências de Promoção e Educação em Saúde e de Inspetoria de Agrotóxicos, Produtos Veterinários e Ecologia Humana, além dos integrantes da Diretoria de Vigilância em Saúde. Os servidores fomentaram ações socioeducativas com a população, relacionando o trabalho das áreas à temática do meio ambiente.
População de Fernão Velho teve acesso ao trabalho desenvolvido pelo corpo técnico da SMS. Fotos: Jonathan Lins/Secom Maceió e Ascom SMS
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió