Aguarde. Carregando informações.
Saúde

SMS de Maceió realiza Feira Agroecológica e estimula alimentação sem agrotóxicos

SMS de Maceió realiza Feira Agroecológica e estimula alimentação sem agrotóxicos

(Imagem: Ascom SMS)

A Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, na manhã desta sexta-feira (4), no pátio da SMS, a primeira Feira Agroecológica Sustentável com o objetivo de estimular os servidores da pasta a consumir alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, além de fortalecer a economia local.

O evento, realizado em parceria com o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, também abordou a importância da boa alimentação durante a amamentação, fazendo uma alusão à campanha Agosto Dourado.

Segundo a coordenadora de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer, a Feira Agroecológica Sustentável busca fomentar entre os servidores da secretaria a promoção da saúde por meio de escolhas inteligentes que beneficiam o corpo, a mente e o meio ambiente.

“A proposta desse evento aqui na sede da secretaria é fazer com que os servidores tenham um olhar mais atencioso para a sua saúde através da alimentação. Quando temos a opção de usufruir de uma alimentação saudável, nós não alimentamos apenas o corpo, mas também a nossa mente e o meio ambiente, pois se trata de escolhas inteligentes”, afirma.

Coordenadora de Promoção e Educação em Saúde da SMS, Adriana Paffer. Foto: Ascom SMS
Coordenadora de Promoção e Educação em Saúde da SMS, Adriana Paffer. Foto: Ascom SMS

Alimentação e amamentação

Um dos estandes da Feira Agroecológica Sustentável trouxe a temática da amamentação, em alusão à campanha Agosto Dourado - mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, a ideia de fazer a parceria com o evento foi justamente com o intuito de relacionar a alimentação saudável com a amamentação, visto que os alimentos e líquidos consumidos pelas mães podem influenciar diretamente na saúde do bebê, através do leite materno.

“Muitas mães não se alimentam corretamente. Contudo, é de extrema importância que elas busquem uma alimentação saudável. Se a mãe tiver o consumo de nutrientes e líquidos inadequados, pode haver impacto na produção do leite materno e trazer problemas durante a amamentação do bebê, causando impactos na saúde da criança”, alerta.

Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira. Foto: Ascom SMS
Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira. Foto: Ascom SMS

Segundo o Ministério da Saúde, a alimentação da mãe durante a amamentação deve conter essencialmente alimentos in natura ou minimamente processados. No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.

Promoção de saúde

A atividade também recebeu o apoio de estagiários do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio da construção de um mural vivo e uma exposição de cartilhas de cordel, sinalizando atitudes sustentáveis e  apresentando informações sobre o reaproveitamento integral dos alimentos.

O estagiário José Ítalo de Moraes destacou a importância do evento. “A feira tem o objetivo de fomentar a promoção de saúde. E é possível se alimentar bem, com alimentos deliciosos e saudáveis. A prova disso é essa feira, em que os agricultores vendem produtos orgânicos, que vêm da terra mesmo, como queijos, bolos, inhame e entre outros. Todos esses alimentos são preparados de forma saudável e podem ser consumidos sem ter um custo elevado. Muitas vezes, as pessoas buscam praticidade e acabam se alimentando mal, mas com esses produtos expostos hoje aqui na feira dá pra perceber que é possível sim termos uma boa alimentação”, comenta.

Estagiário de Nutrição da Ufal, José Ítalo de Moraes. Foto: Ascom SMS
Estagiário de Nutrição da Ufal, José Ítalo de Moraes. Foto: Ascom SMS

Uma das mesas da Feira Agroecológica Sustentável foi da empreendedora Iara Carvalho. Vendedora de produtos naturais desde 2015, ela falou mais sobre a importância do seu trabalho para a promoção da saúde dos consumidores.

“Eu trabalho em feiras orgânicas e agroecológicas há oito anos. Trago produtos de famílias de outros locais fora de Alagoas, para diversificar os itens ao público. Trabalho com produtos orgânicos e agroecológicos de procedência segura, trazendo um leque de escolhas ao cliente para que ele veja que é possível se alimentar bem e de maneira agradável”, conta.

Iara Carvalho é empreendedora e esteve na feira divulgando seu trabalho. Foto: Ascom SMS
Iara Carvalho é empreendedora e esteve na feira divulgando seu trabalho. Foto: Ascom SMS

O evento também contou com o apoio do Programa Municipal de Tabagismo, com a exposição de cartazes e cartilhas sobre Mitos e Verdades do Tabagismo; do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), que realizou uma ginástica laboral na oportunidade; e do Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (Cerest), que também trouxe ações com a finalidade de promover o bem-estar entre os trabalhadores do evento.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió