Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Na última quinta-feira (21), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Maceió, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), promoveu uma reunião estratégica com os coordenadores da Vigilância e da Atenção Básica dos chamados "municípios silenciosos". O encontro teve como pauta central a discussão sobre a importância das notificações em saúde do trabalhador nessas localidades.
Durante a reunião, a enfermeira Daniela do Nascimento, representante do Cerest, apresentou uma análise detalhada da série histórica dos últimos cinco anos, destacando a preocupante falta de ações de vigilância em diversos municípios. Ela ressaltou a necessidade urgente de os municípios de residência notificarem casos, enfatizando o papel crucial desempenhado pela vigilância e a importância de atentar para o rol de agravos à saúde do trabalhador.
O terapeuta ocupacional Alinthon Nunes do Cerest também participou da reunião, abordando a criação de estratégias para fortalecer a saúde do trabalhador. Ele destacou a importância de profissionais de referência técnica nos municípios e ressaltou a necessidade de uma articulação efetiva, baseada no apoio matricial em saúde do trabalhador para a rede de atenção à saúde nos respectivos territórios.
O técnico frisou, ainda, a relevância da implantação de protocolos em saúde do trabalhador, os quais subsidiaram o reconhecimento do usuário trabalhador e dos fatores determinantes no processo de adoecimento relacionado ao trabalho. A implementação desses protocolos visa proporcionar uma abordagem mais assertiva e ágil no atendimento aos casos de saúde do trabalhador.
A coordenadora-geral do Cerest, Sthefane Melo, falou sobre a reunião. “Diante dessas discussões e análises apresentadas na reunião, a Prefeitura de Maceió reforça seu compromisso com a promoção da saúde ocupacional e anuncia a elaboração de um plano de ação para fortalecer as políticas de saúde do trabalhador nos municípios silenciosos da região. A iniciativa contará com a colaboração do Cerest, MPT e demais parceiros envolvidos, visando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores locais e prevenir a ocorrência de agravos relacionados ao trabalho”, relatou.
A Prefeitura de Maceió reforça que a população e os profissionais da saúde podem acompanhar de perto essa importante iniciativa, que visa criar ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade local.
Reunião visa aprimoramento das notificações voltadas para a saúde do trabalhador. Fotos: Ascom SMS
*Secom Maceió