Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Para fortalecer as ações de cuidado e assistência na capital, profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no São Jorge, levaram nesta quarta-feira (8), diversos serviços de saúde à Escola Municipal Professor Paulo Freire destinados aos alunos, pais e responsáveis. A ação intersetorial faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).
Na oportunidade, a comunidade escolar foi beneficiada com ações de educação em saúde como palestras sobre pediculose e programas sociais, além de atividades lúdicas para as crianças.
Em paralelo às atividades educativas, serviços de saúde também foram disponibilizados na instituição de ensino, entre eles: avaliação odontológica (escovação e aplicação de flúor), verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos, vacinação, consulta médica, citologia e solicitação de mamografia.
De acordo com a diretora da USF do São Jorge, Verônica Almeida, a ação teve o intuito de atender crianças para atualização da caderneta de vacinação, bem como mulheres que estavam com exames preventivos em atraso.
“Esta ação de saúde dentro da comunidade escolar foi muito importante para que pudéssemos levar ações de prevenção e promoção da saúde dos alunos e seus pais. O objetivo foi captar mulheres que residem em áreas mais distantes da unidade de saúde e que estavam com os exames preventivos de citologia e mamografia em atraso, além de captar crianças para atualização vacinal e escovação e aplicação de flúor”, afirmou.
Programa Saúde na Escola
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Segundo o Ministério da Saúde, a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (APS) com o território e sua população é permanente, incluindo a comunidade escolar.
Crianças e mulheres foram captadas pela ação de saúde no âmbito escolar. Fotos: Cortesia
*Secom Maceió