Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Tecnologia

Celular Seguro: 3,9 mil aparelhos são bloqueados em uma semana

Celular Seguro: 3,9 mil aparelhos são bloqueados em uma semana

(Imagem: Lisa Fotios/via Pexels)

O programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já resultou no bloqueio de 3.896 aparelhos roubados, furtados, perdidos ou extraviados uma semana depois de ser lançado.

Segundo o ministério informou à Agência Brasil, até o início da tarde de 3ª feira (26.dez.2023), a ferramenta recebeu 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos. Outros 1.154 alertas foram motivados por furtos; 801 por perdas e 283 por motivos diversos. Só no último dia 20, foram 1.113 medidas restritivas.

São Paulo é a unidade federativa com o maior número de alertas de bloqueio: 1.011. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (453); Pernambuco (286); Bahia (272) e Minas Gerais (259).

Disponibilizado em 19 de dezembro, o programa Celular Seguro é uma iniciativa federal de combate ao roubo e ao furto de aparelhos celulares e aplicativos digitais no país. Por meio do site e do aplicativo, as vítimas podem comunicar o crime e pedir o bloqueio imediato dos aparelhos, dos aplicativos bancários e de novos acessos aos dispositivos.

Ainda de acordo com o ministério, 700.697 pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br. Destas, só 513.098 registraram os números das linhas de telefone que gostariam de bloquear remotamente.

Segundo o ministério, é possível acessar o aplicativo informando só o CPF, deixando de registrar os dados do aparelho.

Cada pessoa que se cadastra no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, autorizando-as a efetuar os bloqueios em seu nome. Mais de 467,8 mil pessoas de confiança já tinham sido cadastrados até a tarde desta 3ª feira (26.dez).

O próprio dono do aparelho cadastrado pode bloqueá-lo acessando o site celularseguro.mj.gov.br, usando um computador seguro. Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF para que o bloqueio seja efetivado.

Não há a opção de bloqueio temporário. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário terá que entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.

Com informações da Agência Brasil

*Poder360