Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
O feito acontece com dois anos de atraso e com preços mais altos do que o previsto inicialmente: o modelo mais barato custa US$ 60.990 (cerca de R$ 300 mil), enquanto, em 2019, a empresa afirmava que as versões partiriam de US$ 39.900 (R$ 195 mil) .
Tesla Cybertruck — Foto: Divulgação/Tesla
Segundo a Tesla, a Cybertruck é à prova de balas. A montadora diz que o que garante a resistência do carro é o seu acabamento em um aço inoxidável ultra-duro que ajuda a reduzir marcas de desgaste e corrosão.
Segundo a agência France Presse, um artigo da revista The American Prospect aponta que o material usado no veículo pode oxidar e, devido à sua rigidez, pode ser fatal em acidentes automobilísticos.
A empresa de Musk diz que o vidro do carro suporta o impacto de uma bola de beisebol arremessada a uma velocidade de 112 km/h. Ao entregar as primeiras unidades, a montadora fez um teste e lançou uma bola sem tanta rapidez.
A demonstração foi menos arriscada do que a de 2019, quando o modelo foi apresentado. Na ocasião, o designer-chefe da empresa, Franz von Holzhausen, jogou uma pequena bola de ferro contra o veículo, que acabou ficando com a janela trincada.
"Jogamos chaves inglesas, jogamos todo tipo de coisa, jogamos uma máquina de lavar e não quebrou. Por algum motivo, um pouco estranho, quebrou esta noite, não sei por quê", disse Musk, na ocasião, de acordo com a agência France Presse.
Na quinta, o bilionário disse acreditar que a Cybertruck é o melhor produto já feito pela Tesla. "É muito raro que apareça um produto que seja aparentemente impossível", afirmou. "Será algo único nas estradas. Finalmente, o futuro parecerá com o futuro".
Cybertruck ficou com a janela trincada após impacto de bola de ferro em evento da Tesla em 2019 — Foto: Divulgação/Tesla
A Cybertruck chama atenção por suas linhas retas e por sua aparência que não lembra muito picapes convencionais, mas o aparelho se posiciona nesta categoria. "Mais utilidade que um caminhão, mais rapidez que um carro esportivo", promove a Tesla.
O visual é inspirado em veículos do filme "Blade Runner: O Caçador de Androides" e no modelo anfíbio 'Wet Nellie' visto em "007 - O Espião que me Amava" da saga James Bond, mas também lembra carros de "Mad Max: Estrada da Fúria".
Wet Nellie, veículo submarino que o agente James Bond no filme '007: O espião que me amava' — Foto: REUTERS/Tim Scott
A Cybertruck tem uma carroceria de 1.900 litros e, em suas versões mais potentes, consegue puxar cargas de até 4,9 toneladas.
A versão All-Wheel Drive (tração nas quatro rodas) roda até 545 quilômetros com apenas uma carga, segundo a fabricante. A empresa vende uma bateria extra para aumentar o alcance e afirma que é possível recuperar quase metade da carga em 15 minutos de carregamento rápido.
Analistas classificaram o Cybertruck como um projeto de alto risco em relação aos outros veículos da Tesla. "Vai atrair uma clientela mais rica que pode pagar o preço e quer algo que seja único e peculiar", disse, à Reuters, Jessica Caldwell, chefe de insights da empresa de pesquisa automotiva Edmunds.
"Não é um grande segmento da população que pode pagar por isso, especialmente com as atuais taxas de juros", afirmou.
A Cybertruck deve competir com picapes elétricas como a Ford F-150 Lightning (a partir de US$ 50 mil), Rivian R1T (a partir de US$ 73 mil) e Hummer EV (a partir de US$ 96 mil).
A picape da Tesla tem ainda central multimídia com duas telas: uma de 18,5 polegadas para a região frontal, e outra de 9,4 polegadas para os bancos traseiros. O modelo tem 15 alto-falantes que, segundo a fabricante, oferecem qualidade de estúdio.
Com espaço para cinco pessoas, o carro também conta com um amplo teto de vidro.
As primeiras unidades foram entregues na quinta, mas outros clientes devem começar a receber os carros apenas em 2024. Os primeiros da fila são os que pagaram US$ 100 (cerca de R$ 500) para reservar seu lugar e aceitaram pagar o valor total do veículo.
Musk, cofundador e diretor-executivo da Tesla, disse que a produção do veículo vai acelerar até 2025, quando a empresa pretende passar a fabricar 250 mil unidades por ano.
A Tesla diz que 1 milhão de pessoas já reservaram unidades da Cybertruck, o que faria as entregas do carro demorarem até quatro anos. Veja abaixo as diferenças entre as versões da Cybertruck.
*G1