Terça-Feira, 01 de abril de 2025
Terça-Feira, 01 de abril de 2025
O mundo voltou a atenção nesta semana para o DeepSeek, assistente de inteligência artificial chinês que é visto como uma ameaça para o domínio dos Estados Unidos no setor.
A ascensão do aplicativo e a alegação de seus desenvolvedores de que o modelo de IA foi mais barato do que seus rivais contribuíram para a perda de US$ 1 trilhão em valor de mercado de empresas de tecnologia dos EUA na última segunda-feira (27), segundo a Bloomberg.
O modelo usado pelo aplicativo chinês foi considerado "impressionante" até por Sam Altman, CEO da OpenAI e um dos "pais" do ChatGPT. "É legítimo e revigorante termos um novo concorrente", afirmou.
Mas, entre DeepSeek, ChatGPT e Gemini, qual é o melhor? O g1 testou os assistentes de inteligência artificial. Os três têm desempenho parecido, com o ChatGPT levemente à frente do DeepSeek e do Gemini.
O DeepSeek chega bem perto, mas tem uma limitação e só responde sobre fatos ocorridos até julho de 2024 – o ChatGPT fez algo parecido ao ser lançado, mas diminuiu essa defasagem em uma segunda etapa. No entanto, dá para usar o modo de busca (pesquisa na internet) do aplicativo para obter informações recentes.
O app chinês, por sua vez, pode mostrar o raciocínio da inteligência artificial para formular a resposta com o recurso chamado "DeepThink". E o Gemini pode ser melhor como um aliado nos estudos, por exemplo.
Confira abaixo como cada IA se saiu nos testes do g1. Todos os comandos (pedidos feitos para os robôs) foram em português.
O primeiro teste levou em conta uma das tarefas mais comuns para esses assistentes: responder perguntas sobre fatos.
Quem é o presidente dos EUA?
Agora, sobre o Brasil...
Quando as perguntas envolveram política, os chatbots se comportaram de formas diferentes:
Comandos simples podem indicar se um modelo de inteligência artificial também consegue ajudar com cálculos matemáticos. Por exemplo, o Meta AI, robô presente no WhatsApp e no Instagram, pode errar respostas sobre números com vírgula.
Resumo de links da internet...
Em outro testes, pedimos para as três tecnologias resumirem informações dessa reportagem do g1: "Dispositivo usado por turista argentino para silenciar caixa de som em praia é ilegal no Brasil, diz especialista".
*G1