Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Tecnologia

Demissão de 'chefão' do ChatGPT pode ser revertida após pressão, diz jornal

Demissão de 'chefão' do ChatGPT pode ser revertida após pressão, diz jornal

(Imagem: REUTERS/Lucy Nicholson/File Photo)

Sam Altman, ex-presidente-executivo da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, está em conversas com o conselho da empresa para retornar ao cargo. A informação é do jornal americano "The New York Times".

A OpenAI surpreendeu o mercado na sexta-feira (17) ao anunciar a demissão de Altman e sua saída do conselho. Segundo o jornal, os investidores da OpenAI e apoiadores de Altman pressionaram os quatro membros do conselho da startup para trazê-lo de volta.

Além dele, Greg Brockman também negocia seu retorno. Ele também é cofundador da startup e ocupava o cargo de presidente da OpenAI, mas se demitiu após a saída de Altman.

De acordo com o jornal "The New York Times", a Microsoft estaria liderando a campanha de pressão pela volta de Altman. A empresa tem investimentos de US$ 13 bilhões na OpenAI.

Por fim, o jornal informa que foi ventilada a possibilidade de que um grupo de investidores estava disposto a aportar recursos em uma nova empresa comandada por Altman, para concorrer com a criadora do ChatGPT.

Saída anunciada na sexta

 

A demissão de Altman foi informada em um comunicado da OpenAI, em que foram feitas duras críticas ao executivo e dizendo que ele "não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades".

"O conselho não confia mais na capacidade dele de continuar liderando a OpenAI", disse a empresa.
 

Cerca de uma hora depois da divulgação de sua saída, Altman publicou no X (ex-Twitter): "Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, que tenha sido um pouco para o mundo. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas."

"Eu terei mais a dizer mais tarde sobre o que vem a seguir", completou o ex-CEO da empresa.
 

Altman é um dos cofundadores da OpenAI junto com o bilionário Elon Musk. A companhia foi criada em 2015 como uma iniciativa sem fins lucrativos, mas, em 2019, foi restruturada e passou a levantar capital de investidores.

A OpenAI chamou atenção do mundo em 2022 com o robô conversador ChatGPT e o robô desenhista DALL-E. As ferramentas se tornaram fenômeno e atraíram empresas como a Microsoft, que investiu bilhões na companhia.

Nova presidente

 
Mira Murati, presidente interina da OpenAI, em foto de 6 de novembro de 2023 — Foto: AP Photo/Barbara Ortutay

Mira Murati, presidente interina da OpenAI, em foto de 6 de novembro de 2023 — Foto: AP Photo/Barbara Ortutay

A empresa afirmou que sua diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, que exerce um cargo de liderança na empresa há cinco anos, é a nova presidente interina e que está buscando um novo presidente efetivo.

Sobre a presidente interina, o conselho afirmou que tem "a maior confiança na capacidade dela de liderar a OpenAI durante este período de transição".

A diretoria da OpenAI afirmou que a empresa foi estruturada para garantir que a inteligência artificial beneficie toda a humanidade.

"O conselho continua totalmente comprometido em cumprir esta missão. Somos gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova liderança à medida que avançamos".

Quem é Sam Altman

 

Altman estudou ciência da computação na Universidade Stanford, nos EUA, mas não concluiu o curso.

Em 2005, junto com amigos, Altman dedicou-se a desenvolver a sua primeira ideia, o Loopt, um aplicativo para compartilhar a localização com outras pessoas que não teve muito impacto.

Entre 2014 e 2019, ele presidiu a Y Combinator, uma aceleradora de startups que investiu nos primeiros anos de plataformas como Airbnb e Dropbox.

*G1