Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Uma equipe do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec) se reuniu com representantes da Escola de Conselhos da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), nesta quinta-feira (17), para apresentar ferramentas tecnológicas que vão facilitar o trabalho de atendimento ao público.
Segundo a pedagoga da Escola de Conselhos, Mayara Magda, o encontro foi bem assertivo. Para ela, foi muito importante conhecer as ferramentas que o Itec dispõe, apresentadas pela diretoria de Serviços de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos (DDSC) e a Superintendência de Prospecção, Relacionamentos e Negócios (SPRN) do Itec.
"A Secdef é o órgão que delibera a Escola de Governo, uma iniciativa que oferece capacitação e formação para conselheiros de diferentes áreas, visando fortalecer a participação social, a gestão democrática e o exercício efetivo dos conselhos como instrumento de controle social e tomada de decisões. Estamos com dois grandes projetos para acontecer em breve. A capacitação dos mais de 900 conselheiros tutelares, que serão eleitos, e outro sobre o uso do SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), uma ferramenta utilizada pelos conselhos tutelares e demais órgãos de proteção à infância e adolescência. A parceria do Itec é fundamental para que tenhamos êxito nessa necessidade", disse Mayara Magda.
Na ocasião, foi apresentado o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e utilizado por instituições públicas brasileiras para gerenciar processos administrativos.
O SUAP oferece benefícios como a automatização de processos, agilidade na tramitação de documentos, centralização de informações, facilidade de acesso aos dados e maior eficiência na gestão administrativa, o que facilitaria o dia a dia da Escola de Conselhos.
Outra proposta apresentada foi o Sistema de Gestão Estratégico - SGE - um software que permite a integração de diferentes processos e áreas de uma organização, facilitando a comunicação e o compartilhamento de informações entre essas áreas. Essa ferramenta foi construída pelo Itec e é bastante utilizada para gerenciar todo trabalho do órgão. A equipe do Itec orientou também sobre os trâmites burocráticos para a aquisição dos sistemas. Participaram pela Escola de Conselhos: a pedagoga Mayara Magda; gerente de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescentes, Geanne Nunes e a assistente social, Tâmara Alves.
Pelo Itec, o diretor da DDSC, Luís Cláudio Burgos e o analista de Sistemas, Genilson Silva, e pela SPRN, Celso Xavier.
*Agência Alagoas