Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
A Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) se reuniu, na quinta-feira (6), com especialistas considerados referência no Brasil em estratégia de governo digital. O encontro fez parte de uma das ações do Conselho Estadual de Governança Eletrônica (Consege) para a implantação do grande projeto que promete modernizar a prestação de serviços públicos em Alagoas.
Com trabalhos consolidados em empresas como a TDS Company e a Porto Marinho - referências no Brasil em consultoria para projetos de modernização de organizações públicas ou privadas - os especialistas Silvio Meira e Claudio Marinho serão os consultores da estratégia digital do Governo de Alagoas. Eles irão ajudar a mapear, planejar, identificar falhas e trazer soluções inovadoras que atendam as necessidades da população alagoana.
"Não estamos em busca de um produto pronto, disponível nas prateleiras. Estamos unindo forças com outras secretarias estaduais e contando com o apoio de pessoas que possuem uma longa experiência no assunto, para desenvolver um serviço inovador e adaptado às necessidades dos alagoanos", explicou o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.
Na ocasião, o secretário enfatizou ainda: "Embora, desta forma seja um trabalho mais espinhoso, tem um potencial maior de sucesso. Estamos construindo, passo a passo, um produto próprio".
Dentro das ações de modernização da entrega de serviços públicos em Alagoas, há projetos sugeridos como o "app 190", da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que pode gerar uma comunicação mais ágil e direta com a população. Já na pasta da Educação, uma das estratégias é garantir mais integração entre as comunidades e a sala de aula, e implementar um sistema híbrido de ensino.
Segundo o consultor e especialista Silvio Meira, a relação de trabalho com o estado de Alagoas mostra que os resultados logo serão vistos a médio prazo, já com todos os serviços estatais disponíveis de maneira online para a população. "Vamos colaborar com o Governo de Alagoas na continuidade do processo de transformação digital. A missão é habilitar pessoas, comunidades e projetos para gerar serviços públicos de alta qualidade e, possivelmente, exportar mão de obra", destacou.
*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas