Segunda-Feira, 16 de setembro de 2024
Segunda-Feira, 16 de setembro de 2024
A apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, morreu neste domingo (7), aos 91 anos. Segundo familiares postaram nas redes sociais, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos.
"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril", afirmou o post na conta oficial dela.
O velório acontecerá na segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, das 9h às 17h, e estará aberto ao público das 11h às 13h. O sepultamento será reservado apenas para amigos e familiares.
Em 2020, a apresentadora foi internada três vezes em menos de dois meses. Em outubro, ela tratou uma infecção urinária e, no início de dezembro, devido a um baixo índice de sódio no sangue, foi internada na UTI. No final daquele mês, teve de voltar ao hospital por causa de mais uma infecção urinária.
Famosos como a apresentadora Tatá Werneck e a modelo Isabella Fiorentino lamentaram o falecimento da "vovó mais querida do Brasil". Anderson Clayton, intérprete do fantoche Guinho (seu braço-direito nas receitas televisivas), publicou uma carta em homenagem à parceira.
Palmirinha deixa três filhos, seis netos e seis bisnetos.
Palmirinha morreu neste domingo (7), com problemas renais — Foto: Reprodução/Instagram
Palmirinha marcou a história da TV brasileira com suas participações em programas culinários. Veja abaixo alguns destaques de sua trajetória:
Estreia na TV
Relação com Ana Maria Braga
"Foi muito sofrimento, você sabe disso, muitas portas se fechando. Mas, quando eu comecei a trabalhar com você, eu fui crescendo e pude aprender a falar na televisão, a atender meu público. E por você, ganhei um programa para apresentar", disse Palmirinha na ocasião.
Ana Maria Braga recebe Palmirinha no 'Mais Você' desta sexta (19) — Foto: João Cotta/Globo
Trabalho na TV Gazeta
Palmirinha Onofre, em foto de julho de 2014 — Foto: Iwi Onodera/EGO
Projetos pessoais
A apresentadora Tatá Werneck foi uma das primeiras a lamentar a morte de Palmirinha nas redes sociais. "Querida! Doce e amada Palmirinha! Te amamos", escreveu.
Ana Maria Braga também compartilhou uma homenagem no Instagram. "Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família. Obrigada por tudo", disse.
O apresentador Serginho Groisman disse que "aprendemos muito sobre comida, bom astral e bom humor" com Palmirinha. Já o chef Edu Guedes afirmou que está "sentindo um vazio enorme. Tudo que fez ficará na memória de todos nós".
*G1