Quarta-Feira, 04 de dezembro de 2024
Quarta-Feira, 04 de dezembro de 2024
Lolita começou a carreira artística participando de radionovelas e também como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. O trabalho como atriz começou em 1957, quando interpretou uma cigana em "Corcunda de Notre Dame", na TV Tupi. No papel, ela cantava, dançava e tocava castanholas.
Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção.
Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).
É possível assistir ao trabalho da atriz em "Sassaricando, “Terra Nostra”, A Viagem (1994), Uga Uga (2000) e “Kubanacan” (2003), todas novelas que estão disponíveis na íntegra no Globoplay.
Lolita Rodrigues foi casada por 31 anos com Aírton Rodrigues e juntos eles apresentaram por mais de duas décadas na TV Tupi o programa Almoço com as Estrelas, que foi responsável por apresentar ao público vários artistas que depois se consagrariam. Eles se separaram em 1982, mas a atriz não costumava falar sobre o assunto.
Após se aposentar, Lolita fez poucas aparições públicas. Uma delas foi prestigiando o lançamento de “Flor do Caribe” (2013), enquanto ainda morava no Sudeste. Se mudou para a Paraíba em julho de 2015 e decidiu passar a aposentadoria reclusa, na companhia da única filha, Silvia Rodrigues, que trabalha e mora na capital paraibana.
Uma das últimas aparições públicas de Lolita foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo "Hebe - O Musical", em São Paulo.
Na época da morte do humorista, apresentador e diretor de teatro Jô Soares, em 2022, a famosa entrevista das amigas Lolita Rodrigues, Nair Bello e Hebe Camargo foi resgatada por internautas, que a elegeram como um dos momentos mais icônicos do Programa do Jô. Naquele momento, a filha de Lolita, Silvia Rodrigues, relembrou um pouco da amizade da mãe com as duas amigas inseparáveis.
Logo depois que a morte de Lolita Rodrigues foi confirmada, uma série de famosos que conviveram com a artista se manifestaram. A atriz Lilia Cabral, por exemplo, foi uma das primeiras a escrever um texto em homenagem à colega de profissão. Ela conta como as duas se conheceram.
"Eu tinha 8 anos e nunca me esqueci! Meu padrinho era tio do Walter Avancini, e eu me lembro que um dia ele me levou na casa do Walter e dei de cara com a Lolita Rodrigues e a Hebe Camargo. A Lolita fazia o programa Almoço com as Estrelas, eu amava aquele programa. Depois de muito tempo fui encontrar no corredor da Globo do JB e contei essa história, e ela me puxou e contou a vida toda dela. Como se nós nos conhecêssemos há muito tempo. Depois nós nos encontramos em Viver a Vida e continuamos contando histórias das nossas vidas. A Lolita era uma grande mulher, forte, inteligente, elegante, muito talentosa e linda. Jamais irei esquecer seu carinho e seu olhar tão responsável pelos profissionais da TV e seu amor. Meus sinceros sentimentos à família. Lolita, querida, as nossas conversas dariam um belo capítulo. Obrigada", escreveu Lilia.
O apresentador Serginho Groisman, por sua vez, usou as suas redes sociais para relembrar da célebre entrevista no Programa do Jô: "Lolita hoje se junta a Nair, Hebe e Jô. Risadas garantidas no céu", escreveu.
O ator Lúcio Mauro Filho também de pronunciou. Escreveu que "Lolita Rodrigues se despede do palco da vida, sob aplausos com duração de eternidade" e depois lembrou que ela se aposentou após a novela "Viver a Vida, cujo título serviu como uma espécie de mantra, um subtítulo de uma mulher que fez isso como poucas".
Nomes como o dramaturgo Walcyr Carrasco, o apresentador Cid Moreira, o ator Marcos Caruso e a atriz Beth Goulart também se pronunciaram. Beth chamou Lolita de "querida amiga" e destacou que ela "cumpriu lindamente sua missão, uma grande artista que deixou sua marca na televisão brasileira e em nossos corações".
*G1