Quinta-Feira, 12 de fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 12 de fevereiro de 2026
Trabalho coordenado pela Defesa Civil Municipal iniciou em janeiro com aplicações de lonas nas encostas
Trabalho integrado é realizado de forma preventiva para mitigar os riscos antes das chuvas. (Imagem: Secom Maceió)
A Defesa Civil de Maceió possui um plano integrado de enfrentamento ao período chuvoso com ações definidas para todas as partes que compõem o sistema de defesa civil. O plano prevê atividades que iniciam no mês de janeiro e prepara a cidade para receber o período de chuva com o menor dano possível.
Desde ações simples como a limpeza de um canal, até as mais complexas, como as resposta a desastres, estão previstas no documento que é produzido e coordenado pela Defesa Civil de Maceió.
“Esse trabalho preventivo gerou resultados satisfatórios nos últimos anos, e conseguimos passar pelo quarto período chuvoso consecutivos sem registrar mortes decorrentes de desastres provocados pelas chuvas em Maceió”, destaca Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.
Além das ações já estabelecidas, o Previne Maceió também possui um protocolo de resposta em caso de fortes chuvas na capital. Dividido em cinco níveis operacionais - normalidade, observação, atenção, alerta e alerta máximo - o protocolo delimita quais atuações são necessárias por cada parte que compõe o plano, como por exemplo, em caso de alerta, com a previsão meteorológica indicando chuvas com intensidade moderada a forte, o órgão reforça a presença nas áreas de maior risco e aciona uma sala de situação para a tomada de decisões emergenciais.
O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil é o setor que realiza o monitoramento para alertar a população em caso de necessidade. Além do monitoramento das chuvas, o Centro também acompanha a situação das bacias dos rios que cortam o estado, para verificar a possibilidade de inundações nas regiões ribeirinhas.
“Lembro com clareza da ocasião que ocorreu em 2022, quando conseguimos identificar com três dias de antecedência a inundação que viria. Quando os rios transbordaram, a população já estava avisada e puderam sair de suas casas antes que a água subisse. Vidas foram salvas e os atingidos receberam o acolhimento das equipes da Prefeitura de Maceió”, expõe o coordenador-geral.
O Plano é utilizado pela Prefeitura de Maceió desde 2022, e em 2026 está em seu quinto ano de ações, com o objetivo principal de salvar a vida da população e agir de forma preventiva para enfrentar o período chuvoso, mitigando os riscos dos desastres causados pelas chuvas.
Veja algumas das ações preventivas previstas no Plano:

Plano é coordenado por gestor da Defesa Civil de Maceió
O Previne Maceió é capitaneado por Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió desde 2021. O gestor tem atuado com maestria à frente do órgão, levantando a bandeira da prevenção como preparação para enfrentar os desastres naturais. Em sua gestão, a Defesa Civil de Maceió ganhou notoriedade nacional e atualmente faz parte do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Defesa Civil Nacional, e já atuou em ações nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.
Com um corpo técnico robusto e preparado para cuidar da cidade, Abelardo tem gerenciado com técnica e profissionalismo o trabalho realizado pela Defesa Civil Municipal na capital alagoana.
Abelardo é graduado em geografia, professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), membro associado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Especialista Pós-Graduado em Engenharia Ambiental e Urbana; Mestre em Astronomia e doutorando em educação superior.