Quinta-Feira, 12 de fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 12 de fevereiro de 2026
Ação percorreu unidades da Atenção Primária entre os dias 10 e 12 de fevereiro e mobilizou comunidade em prol da saúde
Em ritmo de Carnaval, o Bloquinho da Saúde percorreu, nesta quinta-feira (12), ruas e unidades da Atenção Primária, reunindo informação e cuidados com à saúde. A mobilização é tradição e acontece anualmente.
A iniciativa da Equipe Multiprofissional (Emulti 1), contou com o apoio das unidades de saúde envolvidas e reuniu usuários, profissionais e moradores dos territórios atendidos. Com música, muito frevo, distribuição de preservativos e panfletos educativos, o bloquinho transformou prevenção em celebração.
De acordo com Kelly Luz, responsável técnica pelo Emulti, o Bloquinho da Saúde foi criado em em 2023 e está consolidado no calendário de ações de promoção à saúde do município de Maceió.
“Neste ano, a programação contemplou três territórios, das unidades do Rosane Collor, no dia 10, na UDA Ufal, que aconteceu no dia 11, e fica localizada no Village Campestre 2, e hoje na USF Village Campestre 1. Em cada edição, o bloco contou com a participação animada da população e, especialmente, dos integrantes dos grupos de promoção em saúde mantidos pelas unidades. Foram momentos de integração, acolhimento e troca de conhecimentos, reforçando a importância da prevenção e do autocuidado”, ressalta Kelly Luz.
A mobilização também deu visibilidade aos grupos que funcionam regularmente nos territórios e fortalecem os vínculos entre comunidade e equipe de saúde, além de evidenciar prevenção e saúde.
“Mais do que uma ação pontual, o Bloquinho da Saúde reforça o papel da Atenção Primária como porta de entrada do cuidado e espaço de construção coletiva. Entre marchinhas e orientações, a mensagem ecoou pelas ruas, a prevenção e a alegria”, conclui Kelly Luz.
Fotos: Cortesia
*Ascom SMS