Aguarde. Carregando informações.
Maceió

Projeto Alurb Itinerante completa um ano com doze comunidades de Maceió atendidas

Projeto Alurb Itinerante completa um ano com doze comunidades de Maceió atendidas

(Imagem: Alexandre Vieira/Ascom Alurb)

Lançado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em junho de 2023, mês que se comemora a Semana do Meio Ambiente, o Projeto Alurb Itinerante completa um ano de existência. Nesse período, o programa levou serviços de saúde, esporte, cultura, educação ambiental e de trânsito para doze comunidades da capital (confira a lista completa ao final do texto).

A ação consiste em levar a Prefeitura para dentro dos bairros através de serviços, brincadeiras, palestras e oficinas. Além disso, mutirões de limpeza, da exposições de brinquedos recicláveis, doação de mudas e oficina de sabão também foram ofertados pela Alurb dentro destas comunidades.

Moacir Teófilo, diretor-presidente da Autarquia de Limpeza Urbana e um dos idealizadores do projeto, explica a necessidade de realizar ações como esta. "Depois do sucesso de todas as edições, fica mais fácil falar sobre um programa que leva sustentabilidade, educação, lazer e saúde, além de aproximar o cidadão da Prefeitura. Foram locais escolhidos a dedo, devido a alta carência vista. Então, com todas as atividades disponíveis, o projeto proporcionou um gama de informações e atitudes positivas para estas pessoas", disse.

Em todas as suas edições, o Projeto Alurb Itinerante contou com a participação de outras secretarias da Prefeitura, como as de Saúde, Educação e Esporte.

"A Prefeitura é uma só. Os parceiros foram importantes nessa caminhada e deram o seu máximo ao levar serviços para uma população que, muitas vezes, não tinha acesso ou como se locomover até ele. Agradeço a quem nos acompanhou neste primeiro ano", afirmou.

Além das secretarias supracitadas, outras também contribuíram para a ação. Os Guardas Municipais da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) apresentaram o arco e flecha para crianças e adultos destas comunidades, além de pôr todos para dançar com as músicas interpretadas pela Banda da Guarda.

Não somente as pessoas tiveram atendimentos. Em todas as oportunidades, os animais também puderam realizar consultas, passar por procedimentos ou serem vacinados no Castramóvel.

"Foram dias muito produtivos, com a participação da comunidade, aprendizado, lazer e alegria. A gente deseja que as futuras ações do programa sejam dessa maneira. Assim, iremos contribuir com a vida das pessoas", completou o diretor, projetando outras edições do Alurb Itinerante.

Comunidades atendidas pelo projeto:

Praça São José - Fernão Velho;

Conjunto Rosane Collor - Clima Bom;

Conjunto Cidade Sorriso I - Benedito Bentes;

Conjunto Dubeaux Leão - Tabuleiro;

Conjunto Graciliano Ramos - Cidade Universitária;

Avenida Frei Damião Bozano - Cidade Universitária;

Conjunto Vila Emater - São Jorge;

Conjunto Paraíso do Horto - Chã da Jaqueira;

Conjunto Mutirão - Chã da Jaqueira;

Conjunto Salvador Lyra - Tabuleiro;

Jardim Petrópolis

Conjunto Cidade Sorriso II - Benedito Bentes.

*Secom Maceió