Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Alagoas

ALE aprova em 1º turno PL que institui Programa de Ensino Integral em Tempo Integral

ALE aprova em 1º turno PL que institui Programa de Ensino Integral em Tempo Integral

(Imagem: Igor Pereira / Ascom ALE)

Os  parlamentares presentes na sessão ordinária desta segunda-feira, 24, apreciaram os itens na ordem do dia, entre eles o projeto de lei ordinária nº 917/2024, que institui o Programa Alagoano de Ensino Integral em Tempo Integral (PALEI). De autoria do Poder Executivo, o projeto foi aprovado em 1º turno.

Entre os objetivos do programa estão: ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola para uma jornada escolar integral de, no mínimo, 35 horas semanais; garantir o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais da Base Nacional Comum Curricular — BNCC e do Referencial Curricular do Estado de Alagoas; implementar um programa contínuo e adaptável de desenvolvimento profissional para professores, focado em práticas de ensino inovadoras; e assegurar um compromisso com a modernização e melhoria da infraestrutura escolar e dos recursos tecnológicos.

O projeto foi aprovado em primeiro turno pelos parlamentares e passará por mais uma discussão e outra votação, em 2º turno. Em caso de nova aprovação, será encaminhada para o Poder Executivo para se tornar lei.

Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:

Matérias votadas em 2º turno:

Projeto de lei ordinária nº 919/2024, de autoria do Poder Judiciário, que altera a lei estadual n° 6019/1998, que dispõe sobre a estrutura administrativo-organizacional básica do Tribunal de Justiça, bem como a lei estadual n° 7323/2012, que estabelece remuneração para cargos e funções comissionadas da estrutura administrativa do Poder Judiciário.

Projeto de lei ordinária nº 827/2024, de autoria do Poder Judiciário, que dispõe sobre o reajuste dos vencimentos dos servidores efetivos estáveis e dos ocupantes de cargos em comissão do Poder Judiciário.

Projeto de lei ordinária nº 674/2023, de autoria do Poder Judiciário, que altera a lei nº 6564/2005, modifica a estrutura da Escola Superior da Magistratura, transforma e cria cargos.

Projeto de lei ordinária nº 939/2024, de autoria do Tribunal de Contas do Estado, que dispõe sobre os subsídios e remunerações dos servidores efetivos, comissionados e aposentados do Tribunal de Contas do Estado.

Projeto de lei ordinária nº 824/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que concede o Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Jânyo Diniz.

Matérias votadas em 1º turno:

 , de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Alagoano de Ensino Integral em Tempo Integral-Palei, no âmbito da rede estadual de ensino do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 868/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a instituição do novo Regime Fiscal do Estado de Alagoas.

Matérias discutidas em 2º turno:

- Projeto de lei complementar nº 96/2024, de autoria do Poder Executivo, que institui a Política Estadual de Meio Ambiente do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei complementar nº 100/2024, de autoria da Procuradoria Geral de Justiça, que cria o Centro de Autocomposição de Conflitos-Comport, no âmbito do Ministério Público do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 933/2024, de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a realizar aporte de capital no Fundo Alagoano de Parcerias-FAP e abrir ao orçamento vigente crédito especial para cumprimento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental-ADPF n° 863.

Projeto de lei ordinária nº 907/2024, de autoria da Procuradoria Geral de Justiça, que dispõe sobre a remuneração dos servidores ativos, inativos e dos pensionistas do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 881/2024, de autoria da Mesa Diretora, que concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Gustavo Dias Henrique.

- Projeto de lei ordinária nº 875/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do programa Econecta, que visa à assegurar mecanismos e ações voltadas ao turismo sustentável no Estado de Alagoas.

*Comunicação/ALE