Aguarde. Carregando informações.
Alagoas

Governo de AL lança Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Governo de AL lança Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

(Imagem: Marco Antônio / Agência Alagoas)

Pessoas com transtorno do espectro autista em Alagoas poderão fazer o cadastro para emissão da Carteira de Identificação (Ciptea) a partir do dia 24 deste mês. Lançado nesta segunda-feira (3), pelo governador Paulo Dantas e pela secretária de Cidadania e Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, o documento será emitido pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

“O lançamento da Carteira de Identificação significa inclusão, e o Estado está atento para dar todas as garantias aos portadores do espectro autista de acesso aos melhores serviços e às melhores condições de atendimento, tanto pelo governo estadual, como pelos 102 municípios alagoanos”, enfatizou o governador, durante solenidade no Palácio República dos Palmares.

Antes da emissão do documento, o governo vai promover uma capacitação para os servidores do Estado e dos municípios que serão responsáveis pela emissão da carteira nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras).

“A Secretaria de Cidadania e Pessoa com Deficiência, mesmo sendo recém-criada, está envolvendo todo o governo de maneira transversal, para que cada secretaria dê sua contribuição para as pessoas com autismo e qualquer tipo de deficiência”, salientou Paulo Dantas. “Estamos certo de que a pessoa com espectro autista é uma agenda prioritária nossa”, acrescentou.

A secretária Aline Rodrigues anunciou que ainda neste mês de abril, além do início do processo de cadastramento das Carteiras de Identificação, será iniciado o censo de pessoas com deficiência em todo o Estado. “O cadastramento vai nos servir também para balizar o número de pessoas com espectro autista no Estado. Esse documento representa visibilidade, dignidade e acesso prioritário aos serviços de assistência social, educação e saúde, inclusive na rede privada”, acrescentou.

Entrega simbólica

Durante a solenidade houve a entrega simbólica das Carteiras de Identificação para as primeiras beneficiadas, como o pequeno Daniel França, de 9 anos. “Essa carteira é muito importante, pois, muitas vezes, passávamos dificuldades para atendimento em postos de saúde e até em supermercados, porque as pessoas não entendiam o fator de estarmos na fila de prioridade, uma vez que não é visível a condição da pessoa com espectro autista”, expressou a mãe de Daniel, Ana França.

Ainda na solenidade, também foi entregue a nova Carteira de Identidade Nacional à servidora June Alves de Freitas Araújo, que tem espectro autista, uma vez que o documento também possui a identificação de um QRcode com o código de classificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Alagoas é o quarto estado do Brasil que está emitindo a nova Carteira de Identidade sem qualquer tipo de restrição”, explicou o diretor do Instituto de Identificação, Anysio Amorim.

Em nome das mães de crianças com espectro autista, Ana Luiza Marques destacou que o lançamento da Carteira de Identificação era um momento de respeito, empatia e amor. “A palavra de hoje é gratidão, porque só quem é pai ou mãe de uma pessoa com espectro autista sabe as dificuldades que passamos e do olhar de preconceito que passamos”, afirmou.

Nesta segunda-feira (3), foi publicado o Decreto n° 90.408/2023 regulamentando a Lei Estadual n° 8.270/2020, que dispõe sobre a Ciptea no âmbito do estado de Alagoas, em conformidade com o artigo 3º - Lei Federal n° 12,764, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e com a Lei Romeo n° 13.977/2020.

A Ciptea será expedida com a imagem da fita quebra-cabeça, símbolo de conscientização do TEA, para identificar a devida prioridade às pessoas com o transtorno e será expedida para residentes em Alagoas e disponibilizada também no formato digital, com validade de 5 anos.

O documento será expedido mediante requerimento preenchido no endereço eletrônico da Secdef (secdef.al.gov.br), acompanhado de laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), documento de identificação e cadastro de pessoas físicas do interessado; comprovante de tipo sanguíneo e fator RH, comprovante de residência e uma fotografia 3x4. Após a verificação da regularidade da documentação, a Secdef terá até 60 dias para a emissão da carteira.

O deputado Léo Loureiro ressaltou que a Assembleia Legislativa é parceira do governo do Estado para a execução das políticas públicas que beneficiem as pessoas com deficiência, enfatizando a importância da Carteira de Identificação para inclusão das pessoas com espectro autista. O mesmo apoio dos prefeitos foi garantido pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley.

Também presentes ao evento, os secretários de Estado da Educação, Marcius Beltrão; da Saúde, Gustavo Pontes; da Primeira Infância, Paula Dantas; e do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; além dos deputados estaduais Ronaldo Medeiros, Leo Maia e Fátima Canuto; o deputado federal Rafael Brito e o presidente da Comissão de Acessibilidade da Justiça Federal em Alagoas, Juiz Felini de Oliveira.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria