Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Alagoas

Hemoal realiza coleta externa de sangue em São Luís do Quitunde neste sábado (3)

Hemoal realiza coleta externa de sangue em São Luís do Quitunde neste sábado (3)

(Imagem: Carla Cleto / Ascom Sesau/AL)

A equipe itinerante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza uma nova coleta externa de sangue neste sábado (03), no município de São Luís do Quitunde. A ação, que será promovida em parceria com o Grupo de Ciclistas Poca Correntes, ocorrerá das 9h às 16h, na Escola Municipal Demócrito Sarmento, situada no bairro Centro.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário estar bem de saúde, além de ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos, conforme os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios.

Os voluntários não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação. Além disso, não podem ter consumido alimentos gordurosos e devem ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Quanto aos doadores que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.

Ainda conforme o MS, os voluntários também não podem ter contraído a Doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite, após os 11 anos. Para repetir o procedimento, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de 90 dias, e os homens, de 60 dias.

Caso esteja com sintomas de gripe ou resfriado, o voluntário não deve se candidatar à doação. O recomendado é que a coleta de sangue seja feita antes de a pessoa se vacinar contra a Covid-19 ou a Influenza, mas, caso já tenha se imunizado, é necessário respeitar um intervalo.

No caso da vacina contra a Influenza, o impedimento temporário é de dois dias, assim como deve ocorrer no caso da vacina CoronaVac, destinada à Covid-19. Já se os imunizantes contra o novo coronavírus forem da AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, o intervalo deve ser de 7 dias.

*Ascom Sesau