Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 20 de setembro de 2024

Alagoas

Proclamação da República: Governo de AL transfere hoje sede administrativa para Marechal Deodoro

Proclamação da República: Governo de AL transfere hoje sede administrativa para Marechal Deodoro

(Imagem: Divulgação)

O Governo de Alagoas irá transferir a sede administrativa para a cidade de Marechal Deodoro nesta terça-feira (15), em comemoração aos 133 anos da Proclamação da República. A cerimônia acontecerá no Palácio Provincial de Marechal Deodoro, no centro da cidade. Em seguida haverá a solenidade de entrega da Comenda Rosa da Fonseca, com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, seguido de um desfile cívico.

A transferência da sede do Governo para o município de Marechal Deodoro - referendada como o 'berço da República' - acontece anualmente, desde 2009, celebrando também a história do proclamador e primeiro presidente da República Brasileira, Marechal Deodoro da Fonseca. A medida consta no parágrafo único do artigo 6º da Constituição Estadual de Alagoas e prevê que anualmente, no dia 15 de novembro, o município de Marechal Deodoro seja a sede do governo estadual.

Programação

 

A cerimônia de transferência da sede do Poder Executivo para a cidade histórica será iniciada às 8h, no Palácio Provincial de Marechal Deodoro e, em seguida, às 11h, haverá a solenidade de entrega da Comenda Municipal Rosa da Fonseca que este ano homenageará 14 pessoas, incluindo o governador Paulo Dantas e o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão.

A Comenda Municipal Dona Rosa da Fonseca foi instituída pela Lei Municipal 1.287, em 29 de julho de 2019, e distingue personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao município de Marechal Deodoro.

Essa é a segunda vez em que a Comenda será entregue, já que, nos anos de 2020 e 2021, os cuidados com a pandemia inviabilizaram solenidades com aglomerações.

Por fim, um desfile cívico marcará o encerramento das atividades festivas da Proclamação da República.

*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas