Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 03 de maio de 2024

Alagoas

Secretaria da Educação de AL investe em formações para profissionais de escolas indígenas

Secretaria da Educação de AL investe em formações para profissionais de escolas indígenas

(Imagem: Thiago Ataíde / Ascom Seduc)

No mês em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas - celebrado em 19 de abril -, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc ) realiza uma série de formações para equipes gestoras e demais profissionais das unidades escolares indígenas alagoanas. A ação, que teve início no último dia 09, com escolas da 12ª Gerência Especial de Educação (GEE), em Joaquim Gomes, pretende fortalecer a oferta de ensino aos povos originários.

Esta ação de formação acontece de forma integrada, envolvendo as gerências especiais de Fortalecimento da Educação Infantil e Anos Iniciais (GEEDIAI) e a de Educação Escolar Indígena da Seduc.

“A meta é formar toda educação infantil escolar indígena do estado em um total de quatro encontros que são voltados a gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos de acompanhamento pedagógico das Gerências Especiais de Educação que possuem escolas indígenas”, explica a gerente especial de Fortalecimento da Educação Infantil e Anos Iniciais da Seduc, Patrícia Torres.

Após o primeiro encontro em Joaquim Gomes, as formações terão continuidade na 3ªGEE, em Palmeira dos Índios, no dia 16; na 11ª GEE, em Pariconha, no dia 24 e nas 5ª e 9ª GEEs, em Arapiraca, no dia 30.

Além das formações, outro investimento que a Seduc têm feito na educação indígena é na área de infraestrutura. No Governo Paulo Dantas, além de duas escolas reformadas em Palmeira dos Índios e Porto Real do Colégio, quatro escolas estão em construção nas comunidades Aconã, em Traipu; Karuazu/Aldeia Campinhos, em Pariconha; Karapotó/Aldeia Terra Nova, em São Sebastião e Kalankó, em Água Branca.

Serão unidades com até seis salas e quadras poliesportivas, totalizando um investimento de R$ 15,5 milhões.

*Agência Alagoas