Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Maceió

Prefeitura de Maceió promove ações da campanha do Novembro Azul no mercado do Tabuleiro

Permissionários, ambulantes e população em geral contaram com aferição de pressão, consultas médicas, atualização de vacinação, entre outros

Prefeitura de Maceió promove ações da campanha do Novembro Azul no mercado do Tabuleiro

(Imagem: Beto Macário/ Secom Maceió)

A Secretaria de Saúde de Maceió, em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa), realizou nesta quinta (28), no mercado do Tabuleiro do Martins, uma ação alusiva à campanha do Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. A mobilização continua nesta sexta (29).

Os serviços foram direcionados aos permissionários que trabalham no local e também para a população que frequenta o mercado, que puderam contar com aferição de pressão arterial, teste glicêmico, consulta com nutricionista, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atualização da carteira de vacinação, consulta médica, consulta com psicólogo e orientações sobre saúde.

Segundo Camila Calaça, responsável técnica pelo programa de Saúde do Homem na SMS, o objetivo é sempre assegurar cuidado integral em saúde para todo o público. “Esse homem pode ser afetado por outras enfermidades, como a obesidade e a hipertensão, que também afetam seu bem-estar e qualidade de vida e com essas iniciativas buscamos reforçar a importância do cuidado”, destaca.

Já o secretário de Abastecimento, Pesca e Agricultura de Maceió, Caio Beltrão, afirma que a ação leva saúde para mais perto desse público. “Com essa parceria beneficiamos permissionários, feirantes, ambulantes e o pessoal que frequenta o mercado e muitas vezes não tem tempo de ir a uma UPA ou uma consulta médica. Então essa ação itinerante facilita o acesso e incentiva as pessoas a cuidarem da sua saúde”.

Novembro Azul

As ações desenvolvidas ao longo do mês de novembro pretendem aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença, que é o segundo tipo mais comum na população masculina do Brasil. A estimativa é de 15 mil mortes anuais decorrentes da doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

*Redação com Assessoria