Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar brasileiros que estão em Israel decolará de Roma (Itália) para Tel Aviv às 4h40 desta terça-feira (10), no horário de Brasília. A decolagem de retorno ao Brasil está prevista para as 14h. A expectativa é que o avião, modelo KC-30, pouse em Brasília à 1h da quarta-feira (11).
Além da tripulação, vão estar presentes dois médicos, dois enfermeiros e uma psicóloga — todos militares —, para prestar atendimento aos necessitados. O balanço do número de mortos no conflito entre os terroristas do Hamas e Israel subiu de 1.300 para 1.504 (800 israelenses e 704 palestinos). Mais de 5.000 pessoas ficaram feridas nos bombardeios dos últimos três dias, segundo dados divulgados por autoridades dos dois países.
Até o momento, a FAB planeja resgatar brasileiros em Israel em cinco voos: • 1º — Brasília, na madrugada desta quarta (11); • 2º — Rio de Janeiro, na noite desta quinta (12); • 3º — escala em Recife e destino final em Guarulhos (SP), na manhã da sexta (13); • 4º — Rio de Janeiro, na noite da sexta (13); e • 5º — Rio de Janeiro, no sábado (14).
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 1.700 brasileiros já pediram para voltar ao Brasil, e a maioria das solicitações é de turistas em Tel Aviv e Jerusalém. Três brasileiros seguem desaparecidos. A lista de passageiros será definida por prioridades, sendo os primeiros aqueles que moram no Brasil e não têm passagem de retorno em voos comerciais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma videoconferência com ministros e autoridades, no Palácio da Alvorada, na manhã dessa segunda (9). O R7 verificou que o tema principal da reunião foi a situação dos brasileiros em Israel. De acordo com participantes, foram discutidas as medidas tomadas até então, numa espécie de balanço, e eventuais providências.
Participaram do encontro virtual os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além do assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, e do chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Marcola.
É a primeira reunião com ministros após as cirurgias. No fim de setembro, Lula fez dois procedimentos em um hospital particular de Brasília. O primeiro, chamado de artroplastia, serviu para tratar a artrose no quadril direito, enquanto o segundo, nomeado blefaroplastia, foi feito para remover o excesso de pele nas pálpebras.
*R7