Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Brasil

Avião da FAB que vai resgatar brasileiros em Israel segue de Roma para Tel Aviv

Avião da FAB que vai resgatar brasileiros em Israel segue de Roma para Tel Aviv

(Imagem: Divulgação)

A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar brasileiros que estão em Israel decolará de Roma (Itália) para Tel Aviv às 4h40 desta terça-feira (10), no horário de Brasília. A decolagem de retorno ao Brasil está prevista para as 14h. A expectativa é que o avião, modelo KC-30, pouse em Brasília à 1h da quarta-feira (11).

Além da tripulação, vão estar presentes dois médicos, dois enfermeiros e uma psicóloga — todos militares —, para prestar atendimento aos necessitados. O balanço do número de mortos no conflito entre os terroristas do Hamas e Israel subiu de 1.300 para 1.504 (800 israelenses e 704 palestinos). Mais de 5.000 pessoas ficaram feridas nos bombardeios dos últimos três dias, segundo dados divulgados por autoridades dos dois países.

Até o momento, a FAB planeja resgatar brasileiros em Israel em cinco voos: • 1º — Brasília, na madrugada desta quarta (11); • 2º — Rio de Janeiro, na noite desta quinta (12); • 3º — escala em Recife e destino final em Guarulhos (SP), na manhã da sexta (13); • 4º — Rio de Janeiro, na noite da sexta (13); e • 5º — Rio de Janeiro, no sábado (14).

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 1.700 brasileiros já pediram para voltar ao Brasil, e a maioria das solicitações é de turistas em Tel Aviv e Jerusalém. Três brasileiros seguem desaparecidos. A lista de passageiros será definida por prioridades, sendo os primeiros aqueles que moram no Brasil e não têm passagem de retorno em voos comerciais.

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma videoconferência com ministros e autoridades, no Palácio da Alvorada, na manhã dessa segunda (9). O R7 verificou que o tema principal da reunião foi a situação dos brasileiros em Israel. De acordo com participantes, foram discutidas as medidas tomadas até então, numa espécie de balanço, e eventuais providências.

Participaram do encontro virtual os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além do assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, e do chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Marcola.

É a primeira reunião com ministros após as cirurgias. No fim de setembro, Lula fez dois procedimentos em um hospital particular de Brasília. O primeiro, chamado de artroplastia, serviu para tratar a artrose no quadril direito, enquanto o segundo, nomeado blefaroplastia, foi feito para remover o excesso de pele nas pálpebras.

*R7